TÁBUA DE MORTALIDADE BRASIL - CENSO 2010

2435 palavras 10 páginas
Tábua da Mortalidade
Introdução
O desenvolvimento da Ciência Atuarial está intimamente ligado ao aperfeiçoamento da construção das tábuas de mortalidade. A mais antiga tábua de mortalidade foi organizada pelos romanos, sem conotação científica. Não havia o rigorismo das teorias, das leis de mortalidade e de sobrevivência hoje empregados.
O início do aperfeiçoamento das tábuas de sobrevivência foi lançado na Inglaterra e foram apresentadas por E. J. Farren em sua obra publicada em 1884.
As Tábuas de Mortalidade, além de permitir que se conheçam os níveis e padrões de mortalidade da população brasileira, têm fundamental importância na elaboração das projeções oficiais da população do Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação por método demográfico.
Além disso, as projeções populacionais são variáveis fundamentais para o cálculo de indicadores econômico e sócio demográficos para os períodos inter censitários, alimentando as bases de informações de Ministérios e Secretarias Estaduais e Municipais das áreas econômica e social, utilizadas para a formulação, implementação e a posterior avaliação de seus respectivos programas de desenvolvimento e, em particular, das ações contidas em suas políticas sociais.

Desenvolvimento

As tábuas de mortalidade são criadas a partir de dados provenientes principalmente de Censos Populacionais. Ela apresenta a probabilidade de morte e sobrevida de um determinado número de indivíduos em certa idade, entre outros dados que variam conforme a tábua. As tábuas de mortalidade são elaboradas com base em um grupo inicial de indivíduos, as tábuas de mortalidade são elaboradas com base em um grupo de inicial de indivíduos, com a mesma idade inicia, chamado de raiz da tábua, ate a morte do mais longevo, causando a extinção total do grupo em uma idade final que é a ultima idade atingida nesta tábua.
Como as tábuas analisam as probabilidades de sobrevivência e morte em relação da idade, é preciso

Relacionados