Typo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOGRAFIA NA WEB


A Tipografia




A tipografia (do grego typos — “forma” — e graphein — “escrita”) é a arte e o processo de criação na composição de um texto. A forma da letra é capaz e distanciar ou
enfatizar o significado de uma palavra. Cada detalhe do seu desenho nos remete
a certas características conscientes ou inconscientes.


História

Na Idade Média com mongescopistas, a tipografia começou a ter destaque, os mesmos faziam copias de textos importantes com um trabalho tipográfico que marcou muito a época, em principio, a tipografia limitava-se a caligrafia gótica escritas à mão, o estilo gótico se manteve até o surgimento da imprensa.
Com a imprensa a tipografia passou a ser reproduzida sobre papel pela aplicação de sinais gráficos ou carimbos molhados comtinta, sendo o primeiro meio de comunicação em massa produzido pelo homem, tendo como indícios que os primeiros tipos de impressão foram realizados sobre panos com o uso de matrizes de madeira. Mesmo com a maioria da população ainda analfabeta.


Composição

O termo tipo é o desenho de uma determinada família de letras como por exemplo: verdana, futura, arial, entre outras. As variaçõesdessas letras como ligth, itálico e negrito, de uma determinada família são as fontes desenhadas para a elaboração de um conjunto completo de caracteres que consta do alfabeto em caixa alta e caixa baixa, números, símbolos e pontuação.
a maioria dos casos, uma composição tipográfica deve ser especialmente legível e visualmente envolvente, sem desconsiderar o contexto em que é lido e osobjetivos da sua publicação. Em trabalhos de design gráfico experimental os objetivos formais extrapolam a funcionalidade do texto, portanto questões como legibilidade, nesses casos, podem acabar sendo relativas.
Há necessidade de se pensar na forma como se devem utilizar os tipos. No caso das fontes, é importante que seja uma fonte com serifa, que são pequenos traços ou
espaçamentos aplicados àsextremidades das letras.
Outros termos também são utilizados para classificar as formas e peças que compõem cada letra, sendo elas:
























(FITTIPALDI, Mário, A força da tipografia, Computer Arts Brasil, São Paulo, 2011 (2007): p.62, Fevereiro – 2011)

Abertura: é abertura de um caractere como visto na letra ‘e’.Variações no tamanho da abertura tem um efeito direto na legibilidade do caractere e do bloco de texto onde ele está.

Altura-x: altura da letra ‘x’ de uma fonte em faixa baixa. A altura-x determina o tamanho dos ascendentes e descendentes de uma fonte, e é um fator importante para a leiturabilidade de um texto.

Barra: uma barra conecta dois traços de umaletra, como o ‘H’. Não deve ser confudida com um o traço que corta a haste de uma letra como no caso do ‘t’.

Barriga: É a parte arredondada e fechada de letras como ‘p’ e ‘b’.

Cursivas: Fontes que imitam a caligrafia manual. Não são muito populares na comunidade do design, pois muitos as consideram elaboradas demais.

Descendentes: A parteda letra que fica abaixo da linha da base. Em caracteres de caixa-baixa, o descendente aparece em letras como ‘p’, ‘y’, e ‘q’. Em letras de caixa-alta, aparece no ‘J’ e ‘Q’.

Eme: Também chamado de quadratim, é um espaço horizontal equivalente ao tamanho do corpo do texto. O eme defini a proporção da altura e da largura dos caracteres de uma fonte.

Ene: Oene é espaço horizontal que tem metade do tamanho da metade do tamanho do eme.

: A tag do HTML 5 que leva a tipografia para a internet, possibilitando que a fonte em questão seja incorpora da diretamente a páginas web.

Kerning: Nome da dado ao processo de ajustar o espaçamento entre letras adjacentes, para otimizar o visual e a legibilidade de um texto....
tracking img