tyhoooooouubjb

1177 palavras 5 páginas
A dimensão cultural da atividade física
Educação Física

Índice
Introdução 2
Densenvolvimento 3
A dimensão cultural da Actividade Física 3
Os âmbitos do desporto 4
A Influência do Desporto na Economia 4
O papel das Atividades Físicas, da evolução do Homem e da Sociedade 4
Conclusão 5
Bibliografia 6

Introdução

Realizei este trabalho com o intuito de melhorar a minha avaliação final de módulo e para alargar o meu conhecimento sobre “A dimensão cultural da Atividade Física na atualidade e ao longo dos tempos: As características que lhe conferem essa dimensão”
Neste trabalho abordei os seguintes temas:

O que é a Atividade Física?

Actividade física e desporto são conceitos diferentes embora parecidos: o primeiro é mais abrangente que o segundo.
Pode-se considerar como actividade física tudo aquilo que implique movimento, força ou manutenção da postura corporal contra a gravidade e se traduza num consumo de energia.
Este conceito é muito abrangente e mostra que oespectro da actividade física é muito vasto, quer em termos do tipo desta, quer da sua intensidade. Logo, pode-se praticar actividade física sem se praticar desporto. Como costumamos afirmar: "ser desportista é uma opção; ser activo é uma necessidade".
O conceito de desporto já implica regras, jogo, competição, mesmo que seja só de lazer ou recreação. Com excepção daqueles desportos em quenão se pratica actividade física, como o xadrez, o bridge, etc., pode-se dizer que todos os desportos implicam actividade física, mas nem toda a actividade física implica a prática de desporto.

Densenvolvimento

A dimensão cultural da Actividade Física

O desporto é um fenómeno de relevante importância desde a Antiguidade (Grécia) até aos nossos dias. Tal como actualmente se concebe e prática, o desporto nasceu na Europa na segunda metade do Século XIIX. Thomas Arnold (pedagogo britânico) foi um dos grandes impulsionadores e a quem se

Relacionados