Twte

1812 palavras 8 páginas
Diego Evandro lenhardt
Fabio Schumacher

ADO.NET
ADO.net é o nome de uma biblioteca de acessos a banco de dados. Você pode usar linguagem ADO.net a partir de qualquer linguagem disponível na plataforma como: VB.net, C#, C++ e J#. As vantagens do ADO.net em relação aos seus antecessores, é que existe um suporte para bancos de dados desconectados, este recurso é importante na criação de aplicativos web, aplicativos com arquitetura multicamadas e também para melhorar a desempenho de acesso ao banco de dados em linhas de comunicação que tem confiabilidade e velocidade baixas.

O ADO.net também traz suporte ao padrão XML que já é consagrado para a troca de informações entre computadores e adotado em grandes e importantes empresas de informática. Este suporte a XML facilita muito a integração de programas .NET, outros programas rodando na plataforma .NET e outras plataformas. O XML também é usado na troca de informações, através de WebService que acessam banco de dados através do ADO.net.

O ADO.net possui vários recursos para trabalhar de forma integrada com o Visual Studio.net, principalmente a partir da versão 2005. A arquitetura dos componentes do ADO.net, foram elaboradas com uso do paradigma RAD que usa propriedades, métodos e eventos, alem disso tem-se diversos assistentes que facilitam o desenvolvimento de software com ferramenta visual.

O ADO.net é implementado em diversas classes, que se resume em duas grandes classes, uma classe que contem dados e uma classes que acessam dados. A classe que contem dados é a chamada de "Data Classes" onde usamos o modo desconectado de acesso a dados, já na classe que acessam dados a chamada "Managed Providers" trabalha-se de maneira conectada.

A "Data Classes" contem os dados, mas não sabe como obte-los nem sabe de onde eles vieram, elas funcionam como uma representação em memória de dados relacionais não estando conectadas ao banco de dados diretamente. A principal classe que contem dados é a "DataSet", que

Relacionados

  • anatomia
    695 palavras | 3 páginas
  • hdfbnrh
    25429 palavras | 102 páginas