Tv educativa: panorama da eem liceu do crato prefeito raimundo coelho bezerra de farias.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Instituto UFC Virtual
Mídias na Educação
Ciclo Avançado - 4ª Oferta





Pedro Ferreira Dos Santos Júnior






TV EDUCATIVA: PANORAMA DA
EEM LICEU DO CRATO PREFEITO RAIMUNDO COELHO BEZERRA DE FARIAS.





















Crato – Ceará
Novembro – 2012
TV EDUCATIVA: PANORAMA DA
EEMLICEU DO CRATO PREFEITO RAIMUNDO COELHO BEZERRA DE FARIAS.

Pedro Ferreira dos Santos Júnior
pedrojrcrato@hotmail.com
Resumo

Apesar dos investimentos que o Ministério da Educação (MEC) vem aplicando na divulgação, capacitação e aparelhamento de professores em diversas escolas brasileiras, para que possam desenvolver projetos que utilizem as Tecnologias de Informação e Comunicaçãocontemporâneas com seus alunos, contudo, em algumas instituições de ensino, ainda são percebidos problemas que vão desde a elaboração até a execução desses projetos.
Este artigo vem, justamente, expor o caso da EEM Liceu do Crato Prefeito Raimundo Coelho Bezerra de Farias que apontará, dentro de suas realidades, os problemas e ações envolvendo o uso da TV Educativa; seus objetivos e metas a seremalcançados, os recursos e os meios de sua aquisição e finalmente a forma de adquirir/produzir conteúdos.

Elementos Teóricos sobre o Tema

Todos os anos chegam a nossa escola muitas novidades no que se refere às TICs. O uso de computadores, da Rádio, aparelhos de DVD, TV e Internet já são rotinas nas nossas práticas educativas, entretanto sentimos falta do uso de outras ferramentas educacionais maismodernas que poderiam ser melhor aproveitadas. A TV Educativa, por exemplo, é um mecanismo que poderia ser re-adaptado ao cotidiano docente. O seu conteúdo como gravações, entrevistas e até mesmo vídeos conferências são excelentes ferramentas educacionais que dão mais vigor de modernidade às aulas e contribui para o processo de ensino aprendizagem. Infelizmente, esse potencial tecnológico não éaproveitado em sua totalidade, deixando a desejar uma gama de proventos que podiam ser extraídos de um projeto educacional que usa esta ferramenta.

(…) a pedagogia de projetos não pode ser vista como um método pronto para ser reproduzido no contexto da escola. É preciso que o professor entenda suas implicações, potencialidades e restrições para poder recriar estratégias pedagógicas que contemplem odesenvolvimento de projetos numa perspectiva de propiciar a autoria dos alunos. (ALMEIDA & PRADO, 2003).

Na EEM Liceu do Crato a TV Educativa ainda não é uma prática cotidiana. Alguns professores a utilizam como fonte de pesquisa, gravando programas para complementar as suas aulas, outros assistem aos programas para enriquecer seu conhecimento acerca de determinado assunto. Em se tratando deincentivo governamental, recursos existem, os equipamentos estão à disposição, entretanto os professores não utilizam diretamente, ou não utilizam com mais freqüência a TV Educativa por preferirem outros meios como a Internet. Diz o Professor Jackson Carvalho Diretor de nossa escola ao se referir à crescente adesão dos mestres em utilizar ferramentas da internet como YOUTUBE e GOOGLE que,ultimamente, têm melhor subsidiado com vídeos já prontos as suas aulas. Até tivemos treinamento e capacitação para usar esta ferramenta, entretanto outras eram bem mais atrativas. Complementa o nosso Gestor. É notório que os nossos profissionais da educação ainda temem ou desconhecem o uso destas novas ferramentas, porém não essa realidade que queremos para os dias atuais apesar das barreiras edificuldades internas que ainda se soma ao “atrelamento à conjuntura política e a falta de auto-suficiência econômica.”1

(…) O professor precisa conhecer suas especificidades e suas implicações no processo de aprendizagem do aluno, para que possa orientar o uso das mídias de forma significativa e adequada ao contexto do projeto desenvolvido pelos alunos. Isso implica repensar a formação do...
tracking img