TV DIGITAL

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TV DIGITAL: Viabilidade da interatividade da TV digital Brasileira.

Gustavo Frigo Scaranti, Renan Rodrigues Pereira Rangel, Rodrigo Salvadego, Rogério Atila Nascimento.

Resumo: Este artigo visa à compreensão do funcionamento da TV digital, seus equipamentos, meios de transmissão, suas vantagens em relação ao sinal analógico e também sobre a viabilidade da criação de um sistema interativode TV no Brasil, que atualmente está em processo de criação e existem muitos debates sobre a aceitação desta nova forma de assistir TV, que vai ser muito inovador.

Palavras chaves: TV Digital, interatividade, alta definição, sinal digital.

Abstract: This article aims at understanding the operation of digital TV, its equipment, transmission media, their advantages over the analog signal andalso on the feasibility of an interactive TV system in Brazil, which is currently being created and there many debates about the acceptance of this new way of watching TV, going to be very innovative.
Key-words: Digital TV, Interactivity, high definition, digital signal.

1. Introdução
A transmissão do sinal digital no Brasil teve inicio em dezembro de 2007 em algumas cidades e capitais, comsinal digital e alta definição e uma promessa de uma televisão inovadora com a interatividade. Muitos brasileiros estão se adaptando a este que será o novo padrão da TV brasileira, contudo a interatividade pode ser assunto para poucos, pois a escolaridade do povo brasileiro não é tão elevada para se manipular tecnologias tão diferentes dos padrões que se tinha a tempos passados, este trabalho vemsalientar a viabilidade da interatividade da TVD brasileira neste período de transição, da TV analógica para o tão inovador sinal digital.

2. Equipamentos necessários.
Para se ter o sinal digital em perfeito funcionamento necessitamos que as emissoras de TV que se adaptem ao novo sistema que se consiste em: uma câmera em alta definição que ira captar as imagens com bem mais qualidadeque as câmeras compatíveis com o sinal analógico, também um decodificador que ira transcodificar estas imagens em sinais digitais (0101), e estes sinais serão transmitidos pelas antenas compatíveis com o sinal digital. Já na parte dos telespectadores para que possam assistir a TV digital irão necessitar de um conversor compatível com o sinal digital ou uma televisão que tenha já este conversorembutido em seu sistema e uma televisão que exiba 1080 linhas de resolução as chamadas FULL HD, já para aqueles que não querem trocar os televisores, mas querem ter o sinal digital somente pelo fato de não ter interferência na imagem, terão que comprar outro conversor que converte o sinal digital em analógico para que a televisão analógica possa exibir normalmente mais sem a altíssima resolução. Já naparte de interação também será necessário um conversor para que em conjunto com uma fonte de informação (ex: internet ou a próprio sinal de TV), transmita na tela do televisor as informações adicionais sobre a programação, novelas, e outras infinidades informações referentes ao que esta passando no televisor.

3. Diferença entre o sinal digital e o sinal analógico: Sinal analógicoO padrão analógico de transmissão de dados é a geração de sinais elétricos baseados nas ondas eletromagnéticas que são contínuas. Por exemplo, em um amplificador de som: a pessoa fala em um microfone, que é o transdutor. O microfone converte as ondas sonoras em uma tensão variável que pode ser medida entre os fios do microfone. Esta variação na tensão corresponde exatamente à freqüência deoscilação das ondas sonoras emitidas. É o sinal elétrico puro. Neste tipo de sinal não se existia tipo algum de interação ou informação adicional além da que se passava na tela pela emissora.

3.1 Diferença entre o sinal digital e o sinal analógico: Sinal Digital

O padrão de comunicação digital consiste em pegar nos sinais analógicos, sejam de áudio ou vídeo e parti-los em pequenos pedaços...
tracking img