Tutorialpepakurabasico

919 palavras 4 páginas
Introdução
O Pepakura Designer - http://www.tamasoft.co.jp/pepakura-en/ - é um programa para planificação (unfold) de objetos 3d. Entenda-se por unfold como o processo de transformar um objeto 3D numa figura 2D, que, quando propriamente dobrada, restitui o objeto 3D original. Ele trabalha com arquivos 3D em diversos formatos (3ds, obj, kmz, ...). Neste tutorial, utilizaremos um arquivo obj simples e cobriremos os passos necessários para a obtenção de um arquivo final com os objetos planificados. De posse do arquivo, podemos imprimi-lo, cortá-lo e montá-lo, obtendo maquetes dos nossos objetos.

Importando o arquivo obj
Ao selecionarmos o arquivo, o Pepakura utiliza os eixos default do objeto 3D e permite que você os altere mediante sua necessidade. Ao terminarmos a importação, tem-se a seguinte tela.

Do lado esquerdo vemos o modelo 3D (3DModelWindow) e o lado direito é reservado para o unfold (2DPatternWindow).

Unfolding
É possível realizar o unfold de todos os objetos ao mesmo tempo. O Pepakura tenta adivinhar onde serão os cortes e dobras. Geralmente, este processo não produz os resultados desejados. Assim, optamos por trabalhar com um objeto de cada vez. Através do menu 3DModelWindow -> Show Object List, obtemos uma lista dos objetos existentes no arquivo obj. Nesta lista, pode-se marcar e desmarcar os objetos, tornando-os visíveis ou invisíveis, conforme a figura abaixo.

Objeto externo
Para este objeto, utilizaremos diretamente o botão Unfold localizado na barra de ferramentas. Feito isto, obtemos o padrão unfolded, conforme mostrado a seguir.

O padrão resultante não é muito simples. Isto torna o trabalho de recortar, dobrar e colar muito penoso. Note que o botão Unfold transformou-se em Unfold Undo. Clicando nele, temos

Certifique-se que a segunda opção esteja marcada e pressione OK. Com isso, voltamos a ter somente o objeto 3D. Porém, as arestas onde os cortes acontecem estão marcadas em cor diferente. Alteraremos as arestas de corte,

Relacionados