Tutorial proteus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
www.mecatronicadegaragem.blogspot.com.br
~1~

Proteus VSM
Prof. Marcos Zamboni FATEC SBC. 2011

PARTE 2 - ARES
PROTEUS PARTE 2 ISIS Prof. Marcos Zamboni FATECSBC 2011 mvzamboni@gmail.com

www.mecatronicadegaragem.blogspot.com.br
~2~

1. INTRODUÇÃO
O Software Proteus VSM é atualmente considerado uma ferramenta essencial para estudantes e profissionais que desejam criar circuitos,simular e elaborar lay-outs de aplicações analógicas e digitais, inclusive microcontroladores. Esta apostila envolve as técnicas básicas para o uso do software Proteus, feita em uma linguagem simples e abordando as funções básicas necessárias ao desenvolvimento do estudante, demais informações serão vistas no decorrer das aulas. Foi elaborada exclusivamente para os alunos do curso da FATECSBC e ETELauro Gomes, proibida sua reprodução total ou parcial, sob penas da lei.

1.1. CONCEITOS BÁSICOS
O Programa ARES ( Advanced Routing and Editing Software), é uma interface do Proteus especialmente elaboada para criação de Lay-Outs de circuito impresso sem esquemático. Na realidade podemos construir um layout do zero, ou importar o arquivo netlist, criado previamente no ISIS, para tanto vamosconhecer um pouco as ferramentas e conceitos básicos do ARES.

2. AMBIENTE GRÁFICO DO ARES
O Proteus possui uma interface gráfica especifica para desenvolvimento de layouts, que segue o mesmo padrão do ISIS, conforme fig.01.

PROTEUS PARTE 2 ISIS Prof. Marcos Zamboni FATECSBC 2011 mvzamboni@gmail.com

www.mecatronicadegaragem.blogspot.com.br
~3~

Fig.01

Ambiente gráfico do ISIS

2.1.BARRAS DE FERRAMENTAS
Como podemos observar, as barras de ferramentas estão distribuídas no Topo e na lateral Esquerda da janela, que são as posições Padrão, mas podemos aloca-las em outras posições, basta clicar e arrastar a barras para a posição pretendida. O modo de ocultar ou mudar de lado o seletor de objetos e a vista panorâmica é idêntico ao descrito na apostila do ISIS. Podemos habilitarou desabilitar, usando o esmo processo do ISIS, ou seja: View Toolbars, onde aparecerá a Janela Show/Hide Toolbars....Veja abaixo :

Arquivos e Impressão (File/Print)

Comandos de Display (Display commands)

Comandos de Edição (Editing Command)
PROTEUS PARTE 2 ISIS Prof. Marcos Zamboni FATECSBC 2011 mvzamboni@gmail.com

www.mecatronicadegaragem.blogspot.com.br
~4~

Ferramenta de Layout( Layout Tools)

Inserção e Roteamento (Placing & Routing)

Inserção de Pads (Ilhas) (Pad placement)

Graficos 2D ( 2d Graphics)

Orientação de Inserção (Orientation Toolbar)

Filtros de Seleção ( Selection Filter)

3.LAYERS E GRID
Na janela de edição podemos trabalhar com duas unidades que são milímetros (mm), ou milésimos de polegada (th, que nada mais é que 2,54mm / 1000), sendosua mudança feita no ícone ou no menu: View Metric , e o Grid pode ser ajustado no menu: View Snap, onde temos uma precisão de 1 mils (th) ou 100um. Podemos alterar os valores do Grid também através das teclas: Ctrl + F1 = grid de 1 th ( Única com ctrl pois se digitarmos apenas F1 teremos o atalho para o Help) F2 F3 F4 = grid de 5th = grid de 25th = grid de 50th

PROTEUS PARTE 2 ISIS Prof. MarcosZamboni FATECSBC 2011 mvzamboni@gmail.com

www.mecatronicadegaragem.blogspot.com.br
~5~
Podemos tambem observer que as referencias da tela podem ser mudadas ou desativadas através do ícone ou simplesmente clicando a letra G.

No ARES podemos trabalhar com diversos layers, ou camadas, cada layer recebe um tipo de desenho, como exemplo podemos citar o Layer Board Edge Que conterá apenas ocontorno da placa de pci, observando que o ARES seleciona apenas os objetos que estiverem desenhados no layer ativo (selecionado), o que nos garante certa segurança quanto a mover e efetuar outras operações com o mesmo. Temos um grupo de layers disponível no seletor de layers, por exemplo ao acionarmos o comando component placement and editing ,ou pelo ícone somente os layers component side e...
tracking img