Tutorial netbeans

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TUTORIAL NETBEANS

CRIANDO UM A PEQUENA APLICAÇÃO COM INTERFACE GRÁFICA

1. Objetivo: Este pequeno tutorial tem o propósito geral de ambientalizar o programador iniciante em Java, mostrando osprincipais recursos desta IDE, bem como demonstrar a criação de uma pequena aplicação gráfica utilizando uma das diversas Templetas existente, ilustrando como a ferramenta facilita a vida dosprogramadores iniciantes e aumenta a produtividade dos mais experientes. 2. Conhecendo a IDE: - Partindo do princípio que o NetBeans já foi instalado, execute-o, clicando no ícone na área de trabalho o clicandono menu iniciar Programas NetBeans NetBeans - O mesmo deverá exibir uma tela como a mostrada a seguir ou algo parecido, isto vai depender do tipo da instalação/ SO/ Número de vezes que o mesmo játenha sido executado:
Opções de trabalho Barra de Menu

Página de Entrada

Janela de compilação

3. Criando uma Aplicação - Composta de: 1. Um Formulário principal 2. Um Menu 3.1. Passos: 1º -Clique no menu File

New: será exibida uma tela como esta:

2º - Dê um duplo clique em Java GUI Forms ou clique na respectiva Lupa: 3º - Selecione Sample Form MDI Aplication com isto criaremos umaaplicação composta de um formulário com um menu e que aceita a abertura de outros formulários 4º - Clique no botão NEXT:

5º - Dê um nome para o seu Aplicativo e no Campo Folder entre com um nomeque será a pasta onde a aplicação ficará armazenada - Package. Clique no botão Create Next:

Nome da Aplicação

Nome da Pasta/Package

Cria a Pasta

6º - Será mostrada uma tela informando onome da Aplicação e o nome do Package criado, a superclasse que será extendida e as classes a serem implementadas. Não mude as opções padrão, clique no botão Next:

7º - Clique no botão Next:

8º -Clique no botão Next:

9º - Clique no botão Finish:

A IDE abrirá uma tela como a que se segue. O NetBeans trabalha com varias mini-telas com finalidades especificas, todas de forma integradas...
tracking img