Tutorial nagios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES E CENTRO DE EDUCAÇÃO
TECNOLÓGICA UNIRADIAL ESTÁCIO














TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO NAGIOS















ANDRÉ LUIZ CUNHA - 2008102583


























São Paulo
2010
Nesse tutorial iremos abordar a instalação e configuração do Nagios + NagiosQL + MYSql + Ndoutils , rodando em uma maquina virtual utilizando o sistema operacional CentOS 5.3, iremosabordar desde a instalação do sistema operacional até a configuração do Nagios e suas demais ferramentas.


Nagios:


O Nagios é um software criado para monitoramento, análise e alerta de problemas em redes de computadores. O Nagios está disponível para a maioria das distribuições Linux e outros sistemas baseados em Unix. Especializado em monitorar serviços de rede (SMTP, POP3, HTTP,NNTP, ICMP, SNMP), o Nagios também monitora recursos de computadores ou equipamentos de rede (carga do processador, uso de disco, logs do sistema). Essa opção é extensível a computadores que utilizem Microsoft Windows com a utilização do plugin NRPE_NT. A monitoração remota de redes e hosts é suportada através de túneis encriptados SSH ou SSL. O código aberto do programa permite o desenvolvimentosimples de plugins para checagem personalizada de serviços, usando a ferramenta de desenvolvimento da sua escolha (Bash, C, Perl, Python, PHP, C#, etc.) O Nagios, por meio de seu algoritmo de análise de dados, define a rede hierarquicamente, permitindo distinção dos equipamentos que estão indisponíveis daqueles que estão inalcançáveis. Também existe suporte para implementação de monitoraçãoredundante. Excelente interface web para visualização do atual status da rede, notificações, histórico de problemas e arquivos de log.


Licença
OSS – GPL
Não existe custo para licenças, já que o software pode ser obtido gratuitamente no site do desenvolvedor (http://nagios.org/download). Um Live CD contendo uma distribuição Linux otimizada para uso do Nagios, além do próprio software emversão pré-configurada, pode ser encontrado em http://www.nagiosexchange.org/NagiosOnCD.126.0.html. O Nagios não possui suporte comercial oficial, apesar de ser possível elucidar dúvidas em listas de discussão e fórums técnicos (http://nagios.org/support). A empresa também faz a indicação de parceiros capazes de realizar suporte e prover treinamento ao seu produto(http://nagios.org/support/commercial). Existem pacotes instaláveis para as mais variadas
distribuições na área de download do site do desenvolvedor (http://nagios.org/download/), assim como código-fonte para compilação.


Site Oficial
http://www.nagios.org


Nagios-Plugins:


Contém os plugins necessários para o monitoramento do Nagios.


Nagios-Skyns:


Essa nova interface, além de uma novaaparência, traz duas novas funções, a primeira é que a nova interface trata de forma diferente os logs gerados pelo Nagios. A forma com que as informações dos logs são retornadas através dessa interface é mais amigável e acabam se tornando mais fácies de serem compreendidas.
Outro ponto bacana é que, por padrão, a interface traz um link para o NagiosQL, que é um addon onde através dele torna-sepossível editarmos os arquivos de configuração do Nagios através de uma interface web.


NagiosQL:


È uma Interface Web para administração das configurações do Nagios, armazena as configurações em uma base de dados.Essa ferramenta ajuda bastante na configuração do Nagios já que tem uma interface grafica simples porem eficaz.


Mysql:


O MySQL é uma poderosa ferramenta debanco de dados da Sun e tem a vantagem de ser Open Source, e é sem duvída a mais conhecida base de dados do mundo.


Ndoutils:


Addon que permite armazenar os as informações colhidas pelo Nagios em uma base de dados. Esse plugin faz a integração do Nagios com MySQL.


CentOS:


CentOS é uma distribuição Linux de classe Enterprise derivada de códigos fonte gratuitamente...
tracking img