Tutela antecipada no processo do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TUTELA ANTECIPADA NO PROCESSO DO TRABALHO

É perfeitamente possível a aplicação do instituto da antecipação da tutela jurisdicional
na Justiça do Trabalho, em caráter de subsidiaridade, uma vez respeitados os princípios do Direito do Trabalho e do Processo do Trabalho e observadas as particularidades daí decorrentes.
Sumário: 1 Introdução; 2 Aplicabilidade da Tutela Antecipada no Processo doTrabalho; 3 Requisitos da Tutela Antecipada; 3.1 Requisitos Genéricos; 3.1.1 Prova Inequívoca; 3.1.2 Verossimilhança da Alegação; 3.2 Requisitos Específicos 3.2.1 Fundado Receio de Dano Irreparável ou de Difícil Reparação 3.2.2 Abuso do Direito de Defesa ou Manifesto Propósito Protelatório do Réu 4 Concessão da Antecipação de Tutela Ex Officio; 5 Impugnação Recursal; 6 Alguns Casos Práticos deAntecipação de Tutela no Processo do Trabalho; 7 Conclusão; 8 Referências; 9 Notas.
________________________________________
INTRODUÇÃO
Foi com o objetivo de imprimir rapidez na prestação jurisdicional em casos de dano irreparável ou de difícil reparação, ou de abuso do direito de defesa ou manifesto propósito protelatório do réu, que o Brasil adotou o instituto da antecipação dos efeitos datutela jurisdicional, que nada mais é do que a possibilidade de o juiz antecipar a solução pretendida pelo autor na inicial proposta, em decisão que se aproxima, em muito, à definitiva prolatada após regular processamento do processo.
No princípio, foi criado para ser usado no âmbito do Processo Civil e, dada a sua funcionalidade, logo o instituto foi também assimilado por outros sistemasprocessuais, como é o caso do Processo do Trabalho.
Na Justiça do Trabalho, as normas processuais encontram-se ínsitas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e uma delas, a do art. 769, manda que se aplique, nas omissões, as normas processuais civis, em caráter subsidiário, desde que compatíveis e não colidentes com os princípios trabalhistas.
É o que ocorre com a antecipação da tutela genérica de quetrata o art. 273 do Código de Processo Civil. Em primeiro lugar, porque não há na CLT nenhum outro instituto suscetível de manejo, que tenha a mesma finalidade; em segundo lugar, porque celeridade e eficácia, objetivos precípuos da tutela antecipada, jamais serão incompatíveis com o Processo do Trabalho, que cuida, no mais das vezes, de contendas que envolvem verbas de cunho alimentar; e emterceiro lugar, porque impossível de se conceber que o uso de um instrumento com tais desígnios possa colidir com os princípios do Direito do Trabalho e do Direito Processual do Trabalho.
Textos relacionados
• É possível antecipar de ofício a tutela jurisdicional no processo do trabalho?
• Pressupostos gerais de admissibilidade do recurso especial
• Antecipação da tutela na hipótese de pedidoincontroverso. Aplicabilidade do § 6º do art. 273 do CPC ao processo do trabalho
• Confissão ficta e princípio da realidade dos fatos
• Ampliação da competência da Justiça do Trabalho com a EC nº 45/2004: o debate referente às relações consumeristas
Assim, passível de assimilação pelo Processo do Trabalho pelos motivos acima delineados, objetiva este estudo analisar as particularidades quepermeiam a antecipação de tutela quando utilizada em sede juslaboralista.
________________________________________
2 APLICABILIDADE DA TUTELA ANTECIPADA NO PROCESSO DO TRABALHO
Em que pese ser pacífico na doutrina e na jurisprudência o cabimento da antecipação de tutela na Justiça do Trabalho, alguns posicionamentos doutrinários esparsos fazem objeção quanto à necessidade da sua utilização emdemandas trabalhistas, escorados no argumento de que se o procedimento legal for devidamente observado, vale dizer, com a efetiva unicidade da audiência que resulte na instrução e julgamento, a controvérsia seria rapidamente decidida e, assim, melhor do que aplicar a antecipação de tutela no Processo do Trabalho, seria simplesmente respeitar o rito imposto pela lei trabalhista.
Tal objeção, porém, no...
tracking img