Turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 SUMÁRIO EXECUTIVO


1. Resumo dos principais pontos do plano de negócio.

A indústria do turismo já rende mais do que a farmacêutica e está chegando perto de setores gigantes como informática e telecomunicações. A Organização Mundial de Turismo - OMT prevê que, em 2020, o turismo ao redor do mundo será responsável por nada menos do que US$ 2 trilhões de faturamento ao ano. Nada mal paraum setor que na década de 50 era incipiente. O crescimento deste mercado é uma excelente notícia não só para quem está ligado diretamente ao negócio, como hotéis e empresas de transporte, mas também para outros cinqüenta setores da economia que estão indiretamente envolvidos na atividade turística.
Devido a esse impacto, o turismo está sendo considerado o maior empregador mundial daatualidade. De cada nove trabalhadores no mundo, pelo menos um está ligado a esse segmento. A indústria de viagens e turismo é considerada, pelo Governo Federal, uma atividade estratégica para o desenvolvimento sócio-econômico do país.
Segundo Beni, se considerar somente o turismo receptivo, ou seja o turismo internacional:


(...) pode-se estimá-lo hoje em mais de seiscentosmilhões de viajantes, deslocando-se aos mais diferentes países. E se ainda se acrescentar a esse número o fluxo turístico interno de cada pais, chega-se a um tráfego de aproximadamente dois bilhões de pessoas ou mais deslocando-se em todo o mundo, ou seja, pouco menos de um terço da população do globo. (BENI, 2003, p.79)


O empreendimento que se pretende implantar é uma agência de viagense turismo, que irá trabalhar duas vertentes: turismo receptivo e turismo emissivo. Conforme Balh (2003, p.77) “... as agências de viagens têm como função principal facilitar e resolver problemas dos turistas, tornando a viagem agradável e satisfatória”.
Segundo Mario Beni, a atuação das agências de viagens se resume no assessoramento ao cliente, esclarecendo os aspectos relativos à viagem,bem como sua organização, assegurando que tudo o que foi solicitado seja fornecido. Além disto, as agências atuam como fonte de promoção de localidades e insumos que compõem o pacote turístico.
Com referência ao turismo emissivo atender-se-á o turista na elaboração de pacotes, compra de passagens aéreas, locação de veículos, entre outros produtos e serviços. No turismo receptivo atender-se-áexecutivos que visitam Belo Horizonte a negócios. Sabe-se que a atividade turística na capital mineira é calcada no turismo de negócios e, o empreendimento, preencherá esta lacuna hoje deficiente. Atualmente, grande parte dos turistas que estão na cidade participando de algum evento, ao acabarem suas atividades profissionais, retorna ao hotel sem conhecer o potencial turístico da RegiãoMetropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Segundo Beni, agências de turismo:


são empresas comerciais com a finalidade de realizar viagens. Por conseguinte, são prestadoras de serviços, que informam, organizam e tomam todas as medidas necessárias, em nome de uma ou mais pessoas que desejam viajar. Oferecem todas as prestações de serviços relativas a transportes, hotelaria emanifestações turísticas de todos os tipos, e organizam viagens individuais ou coletivas a um preço determinado, seja através de programas estabelecidos por elas mesmas, seja pela livre escolha dos clientes. (BENI, 2003, p.190)


Observando que o turismo em Belo Horizonte é focado no turismo de negócios percebe-se que fica uma lacuna em aberto, aliar o turismo à cultura, é assim que se pretendelançar no mercado a GLOBO TURISMO, uma empresa que visa proporcionar aos visitantes um universo de potencialidades ofertadas pela Região Metropolitana de Belo Horizonte. Tendo como público alvo os executivos advindos do turismo de negócios, a empresa pretende transformar o turismo em Belo Horizonte em um passeio interessante por todas as vertentes da cultura através de programações ecléticas, além...
tracking img