Turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 58 (14378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

CURSO DE TURISMO E HOTELARIA
CAMPUS RECIFE







A IMPORTÂNCIA DA HIGIENIZAÇÃO DOS ENXOVAIS: UM ENFOQUE NA QUALIDADE DA LAVAGEM NO HOTEL DESIRE





CAROLINA DE SOUZA COSTA








RECIFE
2004

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

CURSO DE TURISMO E HOTELARIA
CAMPUS RECIFE









A IMPORTÂNCIA DA HIGIENIZAÇÃO DOSENXOVAIS: UM ENFOQUE NA QUALIDADE DA LAVAGEM NO HOTEL DESIRE


CAROLINA DE SOUZA COSTA




Monografia apresentada à Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, Campus Recife, como requisito para a obtenção do grau de Bacharel em Turismo e Hotelaria orientada pela Prof ª Anastácia Magalhães.






RECIFE
2004

AGRADECIMENTOS




A Deus, pela paciênciae coragem que me proporcionou.
Ao meu amor Bruno, por ter me dado força nas horas que mais precisei.
Á minha mãe pelo amor, apoio, incentivo.
A Sassa, minha tia, que sempre acreditou na minha capacidade e no apoio que sempre me da quando preciso.
Á minha orientadora, prof: Anastácia Magalhães pela paciência que teve comigo.
Á Lia, minha professora, por ter me ajudado nas horas que precisei.Ao espiritismo, que me tornou uma pessoa melhor em ver o mundo, capaz de ver luz onde aparentemente só há escuridão.























DEDICATÓRIA





























Dedico á minha avó, Maria Macêdo, porque se não fosse por ela eu não estaria aqui hoje concluindo o meu curso.“Toda investigação cientifica nasce da certeza da possibilidade de sua contestação, é isto que a faz crescer. A nossa única esperança, portanto, é que estejamos sempre dispostos a serví-la e, apesar de nossas diferenças de vivencias, que ela não nasça morta, mas que tenha a oportunidade de nos levar a refletir sobre os novos caminhosque se abrem, bem como sobre o nosso papel de interlocutores da ação científica e não proprietários deste saber”.
Simone Caldas Tavares Mafra

RESUMO






O processo de lavagem de roupa faz parte da rotina de uma lavanderia e das pessoas que trabalham nela, o que em muitas vezes passam despercebidos os conceitos técnicos envolvidos para a realizaçãode tal atividade. O objetivo da lavagem das roupas não é somente uma simples remoção das sujidades, mas também a preservação das suas características de uso e higienização. Para que isso seja alcançado é necessária uma seqüência de operações ordenadas, que normalmente são fornecidas pelo departamento técnico da empresa fornecedora das máquinas e dos produtos específicos ou pelo chefe delavanderia, levando-se em consideração a dosagem química, a ação mecânica promovida pelo batimento e esfregação das peças nas máquinas lavadoras, a temperatura e o tempo de contato entre essas variáveis. Partindo de um embasamento teórico, a respeito do complexo sistema necessário para proceder a higienização de roupas do hotel de alta rotatividade (aspectos físicos, processuais e sociais), é apresentadoreferencial para avaliação da lavanderia de um hotel, a ser utilizado para a identificação dos pontos críticos que possam estar interferindo na qualidade do setor e, conseqüentemente, da roupa de seu enxoval. Este trabalho procura identificar os principais fatores que determinam a qualidade de uma lavanderia de hotel, a partir das verificações realizadas e para melhor entendimento, foram levantadosdados junto ao setor de lavanderia do Hotel Desire (nome fictício para conservar a imagem da empresa), objeto de estudo, situado na cidade de Olinda, PE.













LISTA DE FIGURAS




|Figura 1 – Mecanismo conceitual da qualidade |19 |
|Figura 2 – Layaut de uma lavanderia de um hotel...
tracking img