Turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O turismo é uma atividade que permite viajar, conhecer lugares diferentes daquele onde se vive habitualmente. O turismo encontra-se relacionado com os serviços organizados deviagens de pessoas que praticam esta atividade.
O turismo teve maior impacto, a partir da segunda metade do século XX, quando passou a ser uma das actividades mais importantespara a economia mundial. Sendo esta uma actividade tão importante é fundamental apresentar algumas definições:
“Turismo é um conjunto de actividades que as pessoas realizam, emviagem e durante a sua estadia em lugares diferentes da sua área de residência por um período de tempo inferior a um ano. Esta deslocação tem como motivação férias, negócios ouqualquer outra situação. A excepção é quando a pessoa vai exercer uma actividade remunerada no local visitado” (Lobato, 2008).
Para Simões o turismo “tem sido considerado comouma estratégia de desenvolvimento económico e social pelos mais variados argumentos, tais como o aumento de rendimentos, construção de novas infra-estruturas e formação derecursos humanos, criação de emprego e aumento de produção, entrada de divisas e em geral, criação de mais riqueza.” (1993).
De acordo com as estimativas da Organização Mundial doTurismo (O.M.T.), as receitas do turismo mundial poderão, em 2020, chegar aos 2 biliões de dólares e as perspectivas é que Portugal cresça anualmente 5%, sendo Lisboa, Algarve eo Porto e Norte as regiões com maior contribuição para este aumento.
Deste modo, o sector do turismo contribui favoravelmente para o desenvolvimento económico do país, sendoassim fundamental para a economia nacional, regional, uma vez que contribui para a riqueza, através das receitas resultantes do aumento dos turistas e da criação de emprego.
tracking img