Turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Tango Argentino

ÍNDICE

Introdução…………………………………………………………………………………………………………..pág. 3
O Tango Argentino………………………………………………………………………………………………pág. 4
Conclusão……………………………………………………………………………………………………………pág. 9
Webgrafia…………………………………………………………………………………………………………..pág. 10

O TANGO ARGENTINO
A aproximação de dois corpos numa intimidade soberba, combinação de sensualidade, enquanto as pernas semovem com uma velocidade e destreza incomparáveis, o relaxamento da parte superior do corpo contrasta a dança.
Ao som de Luz Casal, “piensa en mi”, ainda hoje me recordo com arrepio e saudade do par dançarino da peça “Aquarium” da companhia de dança portuguesa Vortice Dance Company, tão sensuais e intensos, ao som de uma música que não é vulgar nos shows de tango. É indescritível o que me transmitiu,ficando apenas pela memória e insaciável sensação.
Embora essa “sensação” não teve retorno quando assisti ao bailado da companhia que vem do coração de Buenos Aires, “O Tango – The ultimate show”, reconhecido como o melhor espectáculo de Tango actual, dezassete artistas Argentinos abrem as portas do misterioso, nostálgico, sensual e mágico mundo do Tango. Foi um espectáculo admirável efantástico, que remonta à sua origem e história através da versão teatralizada contando com os cenários em palco e do guarda-roupa, com os bailarinos e os Tangueros (músicos).
“A música tem uma expressão sublime e vibrante que aborda diferentes sentimentos, que vão desde o êxtase, a paixão e a conquista até à melancolia e o lamento. O tango é a própria vida em forma de arte, vivida de uma forma complexa eprofunda”
Foi neste contexto que os primeiros passos do tango foram dançados nas ruas, nos bares e nos bordéis de Buenos Aires, nos princípios do século XIX. Ritmos trazidos pelos escravos africanos e mais tarde pelos negros cubanos, “um lugar onde pessoas de cor negra se encontram para dançar”, cujos sons misturados despertaram os ouvidos dos emigrantes europeus e assim se inspiraram para umanova versão do que é hoje, um tipo de tango como uma dança de salão, e juntaram o acordeão às flautas, violinos e guitarras.
O Tango, tendo sobrevivido às crises políticas e ditadura militar, depressa se espalhou pelo mundo. Em forma de espectáculos e bailados, e agora cada vez mais em forma de escolas de danças de salão onde está inserido juntamente com a salsa, rumba, cha-cha-cha, samba, etc..,onde qualquer pessoa comum pode aprender os seus passos. Em Portugal existem inúmeras escolas de dança com este estilo. Até mesmo lojas de roupa e de calçado próprias para os dançarinos de Tango e não só.

Embora às vezes parecendo esquecido pelos nossos assuntos de rotina, a verdade é que este tipo de dança tem sido cada vez mais popular no nosso país. Basta estarmos atentos ao tipo demodalidades de dança que as escolas oferecem, o Tango não passa despercebido. E agora ainda mais presente com a novela “Rosa Fogo”, que vai despertar ou relembrar os mais distraídos.
Nas escolas de dança, uma ou duas aulas semanais podem rondar os 35€ e 50€, dependendo depois das condições que a escola oferece, do tipo de acessibilidade dos alunos e dos níveis de aprendizagem. O primeiro nível éobviamente fundamental, e quem iniciando com a técnica e base, o que merece muito trabalho e dedicação. Quem quer aprender a dançar o Tango, quer aprender a dançar com estilo, e quem sabe, participar em concursos de dança.
São as escolas de dança que trazem a principal fonte de rendimento do Tango ao país.
Já em Argentina, mais precisamente em Buenos Aires, é um universo completamente paralelo.
Oturista quase que respira o Tango e a paixão nas avenidas ou ruelas, nas pessoas, na cultura, nos bares, restaurantes, nos subúrbios portenhos, shows de rua e danças ao vivo, nos roteiros turísticos onde inclui a visita à “Casa Museo” no bairro do Abasto, onde viveu desde 1927 até 1933 o mais prestigiado cantor de tangos da Argentina, Carlos Gardel que tornou o Tango conhecido mundialmente. O Café...
tracking img