Turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Setor Hoteleiro: O Capital Humano Agregado ao Valor do Trabalho

1. Introdução
A Psicologia, ao longo dos tempos, está conseguindo desligar-se do conceito que lhe foi atribuído como a ciência que se ocupa apenas dos processos mentais, onde está intimamente relacionada com a visão do psicólogo clínico. De acordo com Achcar, Duran E Bastos (1994) este conceito está aos poucos se modificando,sendo agora relacionada também ao comportamento humano, onde o profissional tem várias áreas de atuação, seja ela nas escolas, organizações, presídios, entre outros, ou seja, o profissional é chamado a atuar onde exista capital humano. Neste trabalho, será abordado o campo da Psicologia Organizacional, no qual o profissional trabalha de forma a promover o bem-estar dos trabalhadores bem como trazeruma visão mais humanizada para as empresas.
A elaboração desta atividade nasceu a partir da experiência da disciplina Estágio Básico I em uma empresa do ramo hoteleiro na cidade de Parnaíba - PI. A prática inicialmente tinha caráter puramente observatório, o que foi modificado ao longo do período de cinco semanas, quando também foi utilizado entrevistas informal e formal para que se pudesseconhecer melhor a dinâmica da empresa.
O presente relatório, portanto, apresenta a discussão da atuação da Psicologia Organizacional e do Trabalho no setor hoteleiro realizado por uma aluna do segundo período de Psicologia da Universidade Federal do Piauí.

2. O Setor Hoteleiro
Segundo Barros, Badiz e Krom (2005 p. 849) “A tarefa de administrar não é simples, especialmente quando se trata de umempreendimento tão diversificado quanto um hotel”, o que sugere a disposição para investir em criatividade que satisfaça a todos os clientes de forma a oferecer serviços de qualidade. Por isso, o trabalho neste ramo exige, por parte dos trabalhadores, uma grande disposição tanto em relação aos seus horários de trabalho (são bastante diversificados, de acordo com a demanda do hotel) quanto no que dizrespeito aos serviços (os hóspedes devem ter um alto grau de satisfação).
A especialização da mão-de-obra torna-se cada vez mais necessária, pois o mercado tornou-se mais exigente e variado, onde o estabelecimento deve estar preparado para atender as demandas de cada cliente de forma a oferecer serviços de qualidade, por isso existe a necessidade também de conhecer o produto observando o contornodo mesmo para propor ações necessárias para obtê-lo.
Outro aspecto relevante dentro do setor de hotelaria é o bem-estar dos funcionários que, como mostra Barros et al (2005 p. 850):
Uma gestão de comunicação fundamentada na divulgação da missão, cultura e projeto da empresa, respeitando as diferenças individuais e maximizando as relações de comunicação existentes, concede à comunicação internaum papel estratégico, para atrair, reter e desenvolver seus recursos humanos.
A partir disso eles estariam mais aptos a atender bem aos clientes e sentirem-se bem entre si. Um bom tratamento, entrosamento e comunicação entre os internos tornaram-se um fator preponderante para a prestação de serviços de qualidade.

2.1 Qualidade de Vida Dentro das Empresas
Um ponto importante para a promoção daqualidade de vida dos trabalhadores, não só dentro deste setor, mas de vários outros também, é a questão da saúde e segurança no trabalho. Os funcionários devem estar atentos a promover o bem-estar dos clientes, mas é importante que eles também se sintam “valorizados”. O trabalho deve ser agenciado em conjunto com a segurança dos trabalhadores, por isso há a necessidade de as empresas terem umapolítica de Saúde e Segurança como forma de reconhecimento do trabalho de cada funcionário, assim como, venha a prevenir contra possíveis danos a saúde das pessoas.
Levando-se em conta dados estatísticos, vê-se que o desenvolvimento dessa política nas empresas não tem tido muito sucesso, devido ao alto número de acidentes e/ou danos maléficos causados a saúde do trabalhador em um momento...
tracking img