Turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola de Sagres
Escola de Sagres foi uma escola de navegação Portuguesa, sua importância histórica fez parte do projeto colonial de Portugal para conquistar terras e com isso fazer que Portugaltenha sucesso como um país recém-formado.
Fundada pelo Infante D. Henrique, no ano de 1417, no Algarve. A escola formou grandes descobridores, como Vasco da Gama e Cristóvão Colombo. Nesse período,os navegantes não tinham noção do que poderiam encontrar fora do continente europeu e também não possuíam o conhecimento geográfico, e pouco sabiam da existência de outros continentes.
Os primeirosresultados surgem quanto Gonçalves Zarco atinge Porto Santo (1419) e a Ilha da Madeira (1420), Diogo de Silves a ilha açoreana de Santa Maria (1427) e só em 1434 Gil Eanes ultrapassa o cabo Bojador. Isso representa doze anos para avançar as duzentas milhas que separam o cabo Não do cabo Bojador.
A passagem do Bojador, o célebre Mar Tenebroso dos geógrafos árabes, seria temida pelosnavegadores portugueses pela dificuldade do regresso, pois a rota inversa era contrária aos ventos dominantes, pelo que só era possível fazê-lo, navegando à vela, fazendo a volta pelo largo, mas para issoforam necessários os novos conhecimentos científicos que os portugueses desenvolveram no segundo quartel do século XV.
O navio da costa africana era a caravela, usada primitivamente na faina da pesca ecaracterizada pela sua robustez e pouco calado, com uma tonelagem que variou das 50 às 160 toneladas e armando 1, 2 ou 3 mastros com velas latinas triangulares, bolinava satisfatoriamente para aépoca.
A Escola de Sagres nunca foi uma entidade de fato. Suas origens remontam à Ordem dos Templários. Com a perseguição e massacre promovido contra seus membros, nos séculos XIII e XIV osremanescentes foram acolhidos por Portugal e fundaram os "cavaleiros de ordem de Cristo", da qual faz parte D. Henrique, filho do Rei português. Sob a sua bandeira obtinham proteção os judeus, árabes e outros...
tracking img