Turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Turismo rural em Portugal
Em Portugal, o turismo rural, é criado em 1986 com a regulamentação do Decreto-Lei n.º 256/86 de 27 Agosto, sendo institucionalizadas três modalidades: turismo habitação, turismo rural e agro-turismo.
* O turismo de habitação caracteriza-se por solares, casas apalaçadas ou residências de reconhecido valor arquitectónico, com dimensões adequadas, mobiliário edecoração de qualidade.
* O Turismo Rural (hoje substituída a designação por Casas de Campo) são casas particulares e casas de abrigo situadas em zonas rurais que prestam um serviço de hospedagem, quer sejam ou não utilizadas como habitação própria dos seus proprietários.
* O agroturismo caracteriza-se por casas de habitação ou os seus complementos integrados numa exploração agrícola,caracterizando-se pela participação dos turistas em trabalhos da própria exploração ou em formas de animação complementar.
Actualmente a definição apresentada pela DGT (Direcção Geral do Turismo), que se encontra no Decreto-Lei 54/2002, designa-o por Turismo no Espaço Rural e descreve-o desta forma:
“Consiste no conjunto de actividades, serviços de alojamento e animação a turistas, em empreendimentos denatureza familiar, realizados e prestados mediante remuneração, em zonas rurais.” (art. 1.º, Decreto-Lei n.º 55/2002, de 2 de Abril).
Por zonas rurais são consideradas todas “as áreas com ligação tradicional e significativa à agricultura ou ambiente e paisagem de carácter vincadamente rural” (art. 3.º, Decreto-Lei n.º 55/2002, de 2 de Abril).
Por serviços de alojamento compreende-se aqueles que sãoprestados na modalidade de: turismo de habitação, agro-turismo, casas de campo, turismo de aldeia, hotéis rurais e parques de campismo rurais.
* O Turismo de Aldeia caracteriza-se pelo serviço de hospedagem prestado num conjunto de, no mínimo, cinco casas particulares situadas numa aldeia e exploradas de forma integrada, quer sejam ou não utilizadas como habitação própria dos seusproprietários, possuidores ou legítimos detentores.

Turismo No Espaço Rural e Natural
 
Introdução
Entender o que é turismo rural, implica antes de tudo, conhecer a diversificação geomorfológica do espaço rural brasileiro e da cultura do nosso homem do campo. Além disto, é preciso ligar a atividade, ao fenômeno turismo, assim como os conceitos de ócio, lazer e viagem dispersos dentro de um cenário rural.Embora sendo um país com uma diversidade tão grande, definir o que é rural no Brasil é relativamente simples, o que já não o é, para os países europeus. Ainda que a atividade de Turismo Rural no Brasil já aconteça a mais de 14 anos, não existe até a presente data, nenhuma legislação ou política de fomento a esta atividade. O processo que se que se desenvolve hoje no país, é fruto da força damídia e da necessidade que o produtor rural em de buscar novas fontes de renda para a sua sobrevivência. Por se tratar de uma atividade de uma atividade ainda recente, há muito poucos profissionais com experiência prática nesta atividade. Conseqüentemente, poucos organismos e/ou entidades vem apoiando o desenvolvimentos rural no Brasil.
Na minha experiência, vejo a atividade do Turismo Rural, comoagente promotor das seguintes funções:
* Ser uma atividade estratégica, para preservação e a recuperação ambiental do espaço rural e natural;
* De garantir a manutenção das atividades agrícolas tradicionais e a conseqüente manutenção da família rural no campo;
* De formular um novo conceito de produção, com a conseqüência incrementação de receita, para o espaço rural.
 
Conceituaçãoatual
Turismo
Sem sombra de dúvida, a concepção atual de turismo, é a de uma atividade econômica e traz como conseqüência uma série de efeitos positivos e negativos, sobre o entorno social - A busca do lucro a curto prazo.
Turismo No Espaço Rural
Partindo-se do pressuposto que no Brasil o conceito de Rural é uniforme, podemos conceituar Turismo no Espaço Rural, ou simplesmente Turismo...
tracking img