Turismo e patrimônio no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Turismo e Patrimônio no Brasil
Patrimônio Histórico pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade. Estes patrimônios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural. Há umapreocupação mundial em preservar os patrimônios históricos da humanidade, através de leis de proteção e restaurações que possibilitam a manutenção das características originais.
Mundialmente, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação) é o órgão responsável pela definição de regras e proteção do patrimônio histórico e cultural da humanidade. No Brasil, existe o IPHAN(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Este órgão atua, no Brasil, na gestão, proteção e preservação do patrimônio histórico e artístico no Brasil. Quando um imóvel é tombado por algum órgão do patrimônio histórico, ele não pode ser demolido, nem mesmo reformado. Pode apenas passar por processo de restauração, seguindo normas específicas, para preservar as características originaisda época em que foi construído.
 Dentre as principais atividades do escritório da UNESCO no Brasil, destaca-se a implementação da Convenção do Patrimônio Mundial, à qual o Brasil aderiu em setembro de 1977. A UNESCO desenvolve atividades para a proteção e conservação do patrimônio natural e cultural brasileiro, incluindo-se aí os sítios declarados pela UNESCO "Patrimônio da Humanidade",conforme lista abaixo.
A Cidade Histórica de Ouro Preto/MG (1980)  
O Centro Histórico de Olinda/PE (1982)  
As Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões/RS (1983)
O Centro Histórico de Salvador/BA (1985)  
O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo/MG (1985)  
O Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu/PR (1986)  
O Plano Piloto de Brasília/DF(1987)  
O Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato/PI (1991) 
O Centro Histórico de São Luiz do Maranhão/MA (1997) 
Centro Histórico da Cidade de Diamantina / MG (1999)  
Mata Atlântica - Reservas do Sudeste SP/PR (1999) 
Costa do Descobrimento - Reservas da Mata Atlântica BA/ES (1999)  
Complexo de Áreas Protegidas da Amazônia Central (2000)
Complexo de Áreas Protegidasdo Pantanal - MS/MT (2000) 
Centro Histórico da Cidade de Goiás -GO (2001) 
Áreas protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas - GO (2001) 
Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas - RN (2001)
Dessa forma, a UNESCO constantemente apóia o governo Brasileiro na preservação do legado cultural do país, o que inclui além do seupatrimônio histórico e natural, o patrimônio chamado imaterial, que envolve as tradições orais, a cultura e a arte populares, as línguas indígenas e manifestações tradicionais.
Entre tantos lugares interessantes, decidi aprofundar minha pesquisa em uma história que com certeza chama a atenção de muita gente, a Revitalização do Pelourinho.
CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR

Sendo o maiorconjunto arquitetônico da América Latina, o Centro Histórico de Salvador foi tombado como patrimônio histórico pelo IPHAN em 1984 e reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1985.
Desde a década de 1930, povoada por uma população de baixa renda que ocupou o espaço deixado por elites que rumaram a novos bairros da cidade em crescimento, a área do pelourinho passa a ser vistacomo um lugar decadente, associado à marginalidade, prostituição e pobreza. Havia a presença marcante do olodum e o crescimento da consciência negra, que passaram a caracterizar o lugar e a própria cidade.
Em 1991, começam os trabalhos de intervenção do Governo Estadual
na área do Centro Histórico. Antonio Carlos Magalhães e sua equipe, percebendo a
força e a simbologia do que estava...
tracking img