Turismo a mais antiga indústria cultural (paper)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TURISMO A MAIS ANTIGA INDÚSTRIA CULTURAL


Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
– Prática do Módulo II

RESUMO
O Turismo não é um fenómeno novo, pois muitas civilizações anteriores ao século XIX, já o conheciam e ao mesmo tempo, também o praticavam. A civilização ateniense já praticava turismo, pois existiam nos subúrbios de Atenas residências secundárias, que seriamcasas de férias. Entre os romanos, as termas reuniam as classes privilegiadas como as de Pompeia ou Miróbriga. Tal como hoje, estas formas de vida, que afetaram uma pequena elite; desenvolveram-se num mundo enriquecido e politicamente estável: corresponderam ao supérfluo, que a menor crise põe em jogo.
É no século XIX que o Turismo torna-se numa realidade, devido ás melhores condições de vida,resultantes com as reivindicações conseguidas na Revolução Industrial.
A expressão mais visível e poderosa da nova economia da experiência é o turismo global - uma forma de produção cultural que emergiu das margens da vida econômica apenas meio século atrás para se tornar uma das maiores indústrias no mundo. O turismo não é nada mais que a transformação da experiência cultural em commodity.INTRODUÇÃO
As empresas de todos os países estão engajadas em fazer "pacotes" de experiências culturais.
O turismo e as viagens pelo mundo saltaram de $ 1,9 trilhão de dólares na atividade econômica em 1987 para $ 3.7 trilhões de dólares em 1998 e espera-se que cheguem a $ 7,5 trilhões de dólares em 2008.'' Viagens e turismo agora responden por 7,5% de todo o investimento de capital feito no mundo e é amaior commodity no comércio mundial de muitos países.
Em 1998, mais de $ 779 bilhões de dólares foram gastos em novos investimentoss de capital, e essa cifra deve subir para $1,8 trilhão de dólares na economia global em 2010".
Atualmente mais de 230 milhões de pessoas em todo o mundo - 10% da força de trabalho global total - são empregadas pela indústria de viagens e turismo,' Na Austrália.Canadá. França. Alemanha, Itália, Japão. “Estados Unidos, Inglaterra e Brasil, a indústria de turismo e viagens é o maior empregador.” Na América do Norte, 20,8 milhões de pessoas trabalham nesse setor; na União Européia. mais de 22 milhões de pessoas; no Nordeste Asiático, 77.6 milhões dc pessoas; no Sudeste Asiático 33,7 milhões de pessoas,no Leste Europeu. 15,2 milhões de pessoas: na AméricaLatina. 9,9 milhões de pessoas.
A indústria deve gerar 100 milhões de novos empregos nos próximos dez anos e responder por 11.4% de todos os impostos, ou $ 1.8 trilhão de dólares no mundo todo, em 2010.

DESENVOLVIMENTO
Viajar por prazer atualmente é a terceira maior despesa de uma família, depois de alimentação e manutenção da casa.
O termo turismo parece ter sido usado pela primeira vez no séculoXIX para se referir a jovens aristocratas ingleses que costumavam fazer longas viagens pela Europa para enriquecer sua cultura antes de seguir sua carreira. Na década de 1840 com o advento da estrada de ferro trouxe o turismo e as viagens ao alcance de famílias de classe média e da classe trabalhadora. Os trens ingleses, por exemplo, transportavam pessoas de Birmingham e outras cidades grandespara o litoral, para excursões nos fins de semana.
O telégrafo e, mais tarde, o telefone tornaram possível coordenar viagens do escritório de casa e assegurar serviços e passagens confiáveis. A máquina a vapor e a eletricidade comprimiram o tempo e o espaço e transtormaram a viagens ele um "transtorno" em um prazer. As culturas, que antes eram separadas pelo espaço geográfico e pelo tempo, derepente se tornaram acessiveis e objetos de transformações em commodity.
Existem tendências no turismo: baixa votalidade em relação às crises, crescimento sustentado nos últimos 55 anos e a taxa média de crescimento é acima da média da economia mundial.
O turismo cresce devido ao maior tempo dedicado ao lazer, ao incremento do turismo de negócios e pela melhoria da infraestrutura que favorece a...
tracking img