Turismo saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Turismo de Saúde
Vários subprodutos constituem o turismo de saúde que se pode definir como sendo o conjunto de produtos que tendo a saúde como motivo principal e os recursos naturais como suporte, tem por fim proporcionar a melhoria de um estado psicológico ou físico fora do enquadramento habitual da pessoa.
Principais conceitos
Distinção da OMT (Organização Mundial do Turismo):
O turismo desaúde medicalizado tem lugar em estâncias termais, centros de talassoterapia e estâncias turísticas sob vigilância médica, sendo de notar que a medicina convencional tem vindo a abrir-se aos contributos de outras formas de medicina alternativa;
O turismo de saúde não medicalizado decorre em qualquer estância de turismo e permite melhoria dos estados de saúde através de acções de prevenção, comoexercícios físicos, relaxação, educação sanitária, oxigenação/passeios a pé ou de bicicleta, integrados ou não em programas de entretenimento. Neste último, é comum a incorporação de medicinas naturais, medicinas tradicionais e terapias espirituais.
Principais modalidades de Turismo de Saúde:
Talassoterapia: aproveita os recursos marinhos com fins profilácticos e terapêuticos.
Climatismo:utilização das propriedades curativas de alguns microclimas, no litoral ou na montanha, devido à qualidade do ar ambiente.
Recuperação da forma: através da dietética, bons hábitos de vida, prática de exercícios físicos, massagens, hidroterapia e outras terapias complementares.
Turismo médico: constituído por medicinas curativas especializadas (oftalmológica, neurológica, fisiátrica, dermatológica,odontológica) em destinos turísticos privilegiados.
Termalismo
O uso da água mineral natural e outros meios complementares para fins de prevenção terapêutica, reabilitação ou bem-estar. Termas são locais onde emergem águas minerais naturais adequadas à prática de termalismo.
Tratamento Termal
O conjunto de acções terapêuticas indicadas e praticadas a um termalista, sempre sujeito àcompatibilidade com as indicações terapêuticas que foram atribuídas ou reconhecidas à água mineral natural utilizada para esse efeito.
Balneário Termal
A unidade prestadora de cuidados de saúde na qual se realiza o aproveitamento das propriedades terapêuticas de uma água mineral natural para fins de prevenção da doença, terapêutica, reabilitação e manutenção da saúde, podendo, ainda, praticar-se técnicascomplementares e coadjuvantes daqueles fins, bem como serviços de bem-estar termal.
Estância Termal
A área geográfica devidamente ordenada na qual se verifica uma ou mais emergências de água mineral natural exploradas por um ou mais estabelecimentos termais, bem como as condições ambientais e infra-estruturas necessárias à instalação de empreendimentos turísticos e à satisfação das necessidades decultura, recreio, lazer activo, recuperação física e psíquica asseguradas pelos adequados serviços de animação.
Técnica Termal
O modo de utilização de um conjunto de meios que fazem uso de água mineral natural, coadjuvados ou não por técnicas complementares, para fins de prevenção, terapêutica, reabilitação e bem-estar.
Termalismo histórico – até ao séc. XV
Termalismo científico – séc. XV –XIX
Termalismo da actualidade (mix) – séc. XX e seguinte
Parece impossível datar com rigor absoluto o início do termalismo e encontrar uma data precisa de construção do primeiro estabelecimento termal. É, no entanto, possível, segundo vários autores, pensar que variadíssimas fontes de água eram já utilizadas no Egipto, três ou quatro mil anos antes de Cristo.
Os Etruscos são considerados os“inventores do Termalismo” devido a:
• Construção de edifícios luxuosos à volta das Termas;
• Criação de empregos e funcionários especializados em alguns tipos de investigação;
• Estudos e controle das águas minerais e de todos os diferentes tipos.
Os Cartagineses e os Gregos exploraram igualmente as águas minerais tendo os Gregos aprofundado bastante esta temática:
• Grande divulgação dos...
tracking img