Turismo rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Turismo Rural

O turismo rural firma-se cada vez mais como fonte de renda para propriedades rurais e, também, como opção de lazer para boa parte dos cidadãos urbanos, que, cansados da correria, insegurança e poluição dos grandes centros, procuram locais tranquilos para passar os finais de semana, feriados e as férias. De olho nesse mercado, empresários investem no setor em Goiás, que cresce 20%acima da média nacional, de acordo com a Associação Goiana da Atividade de Turismo Rural - Agotur, o vice-presidente da associação, Gabriel Bretas, explica que esse crescimento se deve ao fato de que na região Sudeste, por exemplo, o espaço já está saturado de empreendimentos nesses moldes, e, em Goiás o setor está em pleno desenvolvimento. Atualmente, tem-se mais de 300 propriedades ligadas aoturismo rural. Esse número pode aumentar nos próximos anos, já que os 1.200 leitos existentes não atendem 5% da demanda, ressalta. O turismo rural que possui leitos em Goiás emprega, atualmente, mais de mil pessoas.

Conceitos

 O que é Turismo Rural? Segundo a Embratur, o Turismo Rural é uma atividade desenvolvida no campo, comprometida com a atividade produtiva, agregando valor a produtos eserviços e resgatando o patrimônio natural e cultural da comunidade. Isso significa que, para ser enquadrado como turismo rural, o empreendimento deve ser, e não apenas "parecer" um sítio ou fazenda.
 A definição apresentada pela DGT- Direção Geral do Turismo, que se encontra no Decreto-Lei 54/2002, designa-o por turismo no espaço rural e descreve-o desta forma: “Consiste no conjunto deatividades, serviços de alojamento e animação a turistas, em empreendimentos de natureza familiar, realizados e prestados mediante remuneração, em zonas rurais.” (art. 1.º, Decreto-Lei n.º 55/2002, de 2 de Abril).
 No turismo rural, conforme Benevides (2002, p. 36),“a natureza é fundo e as formas de vida social rural são o foco de reconstituição do cenário cultural ideal para a integração entre quemhospeda e quem visita” .
 O mercado turístico em meio rural, pouco denso e disperso no tempo e no espaço, figura como complemento de negócio, importante, mas não determinante”, salienta Cavaco (2000: 91).




Exemplos


O Turismo Rural atrai pessoas que buscam um lazer alternativo, que transmita paz, com paisagens bucólicas e paradisíacas. Há estabelecimentos que oferecem esse tipo delazer. Entre os serviços oferecidos pela maioria, estão passeios de charrete e a cavalo, banhos de cachoeira, visitas a alambiques, recreações e até mesmo pesca. As criações de animais acrescentam o contato com o meio rural.





Aplicável em Goiás?


A própria história da ocupação do espaço goiano parece-nos um dos condicionantes para o desenvolvimento do turismo rural, uma vez quejustifica o perfil da ruralidade goiana. Não obstante ser um estado tradicionalmente agrícola, possuidor de reconhecimento nacional na produção de grãos e criação bovina, Goiás reúne condições para experimentar maior crescimento nas atividades turísticas desenvolvidas na região Centro-Oeste. É sabido, em dias atuais, sobre a co-existência entre agropecuária moderna e a agricultura de subsistência.Estas dividem espaço com um conjunto de atividades ligadas ao lazer, prestação de serviços, indústrias e turismo, podem ser encontradas diversas atividades não agrícolas no campo, desde atividades simples (de fundo de quintal) e/ou hobbies pessoais a pequenos negócios agropecuários intensivos (piscicultura, horticultura, floricultura, fruticultura de mesa, criação de pequenos animais.Transformadas em alternativas de emprego e renda no meio rural, essas atividades, antes dispersas e pouco valorizadas, passaram a integrar verdadeiras cadeias produtivas. Em muitos casos, a estrutura administrativa é familiar. Muitas fazendas no Estado de Goiás podem ser identificadas com essas novas funções rurais – a re funcionalização do campo. As mesmas se destacam na produção e venda de doces, de...
tracking img