Turismo nautico no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

O potencial de desenvolvimento náutico do Brasil

Na antiguidade o transporte náutico, tanto marítimo quanto fluvial, foi o principal meio de transporte das antigas civilizações eatualmente exerce grande influência para o Turismo, considerando que o mesmo é um elemento muito influente na experiência turística.
Pode-se dizer que o Turismo Náutico não se define pelautilização da embarcação apenas como meio de transporte, mas como principal motivador da prática turística. (MTUR, 2008)
Este segmento turístico realiza-se por meio de uma embarcação, seja ela deesporte, recreio ou turismo, podendo ser considerada como uma construção sujeita á inscrição na autoridade marítima e suscetível de se locomover na água, transportando pessoas.
O setor náuticobrasileiro é, atualmente, responsável por uma imensa quantidade de empregos diretos e indiretos, na maioria das vezes em empresas de médio e grande porte espalhadas por todo o país. O Brasil representa umdos maiores ponteciais náuticos do mundo e ainda oferece condições apropriadas para a prática do lazer e do esporte aquático.
A implantação desta atividade no território brasileiro chama a atençãonão somente de empresários, como também de outros influentes que entendem ser este uma via produtiva, que não traz somente recursos financeiros, mas que aumenta as condições de relacionamento, tantoentre pessoas, quanto destas com o meio. A procura por este segmento é grande incluindo casal, crianças, famílias, amigos, público corporativo que vêem o Turismo Náutico como uma opção de lazer eentretenimento que aproxima as pessoas da natureza, promovendo novas atitudes e posturas.
O fato da grande potencialidade náutica do Brasil se deve às suas condições climáticas e aos 7480 km deextensão de costa navegável ao longo de 17 estados da federação, compreendendo 395 municípios e 40 milhões de habitantes. Mas ainda assim o país não se utiliza de toda sua vocação para o Turismo...
tracking img