Turismo na ilha do sal - cabo verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





TURISMO NA ILHA DO SAL
CABO VERDE







CARLA SOLANGE FERMINO SANTOS[1]






Artigo Científico apresentado à CASTELLI – Escola Superior de Hotelaria, como requisito parcial para obtenção do título de Pós- Graduada em Gestão Hoteleira.


Orientadora: Profª. Dra. Diney AdrianaNogueira de Oliveira.







Canela
2010


[2]

RESUMO

Este artigo é direcionado ao turismo de sol e praia que é realizado na ilha do Sal, pois esta é uma das atividades econômica mais importante desta localidade. A ilha do Sal teve seu desenvolvimento graças à construção do primeiro aeroporto internacional do país, que permitiu o desenvolvimento da atividade turística na mesma.Neste artigo se encontram as principais causas que promoveram o desenvolvimento do turismo no mundo, para depois introduzir a evolução do termalismo e turismo de sol e praia. O presente artigo visa estudar o turismo na ilha do Sal, especificando os seus atrativos e a hospitalidade do povo dessa ilha, demonstrando assim a potencialidade turística desta localidade. São apresentados os impactospositivos e negativos que esta atividade provocou no Sal, dando especial atenção aos econômicos e sociais. Este artigo ainda alerta para a importância de se realizar um planejamento sustentável do turismo na ilha do Sal, pois só a sustentabilidade garante a continuidade desta atividade.

Palavras-chave: Turismo de sol e praia. Desenvolvimento. Ilha do Sal. Sustentabilidade.


1. INTRODUÇÃOO turismo é uma atividade econômica muito importante, que de uns tempos para cá vem sendo muito estudado por diversos autores, a fim de analisar os benefícios e problemas decorrentes desta atividade, mostrando a crescente necessidade de realizar um turismo sustentável no mundo.
Este artigo tem o intuito de analisar o turismo de praia e sol realizado na ilha do Sal, começando com a evoluçãohistórica da ilha, contextualizando o turismo, termalismo e turismo de sol e praia, para depois mostrar a importância que esta atividade teve e ainda tem para a economia desta localidade. Também farei a descrição dos atrativos que a ilha do Sal possui, e por fim analisarei tanto os impactos positivos como os negativos que foram provocados por essa atividade.


2. DESENVOLVIMENTO

Deacordo com o site www.festivaldemusicasm.com, a ilha do Sal é uma das dez ilhas do arquipélago de Cabo Verde, que se localiza na Costa Ocidental Africana. Foi descoberto em 1460, assim como todas as outras ilhas, pelo português Diogo Gomes e pelo genovês Antoni di Noli.
Naquela época recebeu o nome de Lhana por ser uma ilha totalmente plana, com 216 km². Em 1804 deu-se início à extração dosal em Pedra de Lume, uma das localidades da ilha e, por esta razão a ilha recebeu o nome de Sal. Por ser uma ilha árida e não ter a presença de água potável, a ilha só começou a ser povoada no séc. XIX, após a descoberta da “salina” por necessidade de mão de obra. Ainda nesta época, 1830, foram morar na ilha habitantes da ilha de Boavista, a mais próxima do Sal, para fazer a criação de gado.Nesta altura, a ilha do Sal era parte do Concelho de Boavista. Em 1840, Sal tinha cerca de 400 habitantes, praticamente todos escravos, e em 1855 deixou de fazer parte do Concelho de Boavista, passando a ter administração própria.
A extração e exportação do sal passaram a ser a principal atividade econômica da ilha até meados de 1980. Em 1919, o comércio da ilha foi reativado pela intensareestruturação e exploração das salinas, que foram compradas pela sociedade Salins Du Cap Vert. Com isso, a ilha sofreu um forte povoamento com pessoas provenientes das ilhas de São Nicolau, Boavista e Santo Antão para trabalharem nas salinas. Porque, hoje, a extração do sal não é mais uma atividade econômica viável, as salinas são atualmente um patrimônio histórico e turístico da ilha e do país....
tracking img