Turismo em natal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Natal, uma cidade turística com belas praias, hotéis de luxo, dunas, passeio de bugre, e gastronomia sem igual. Mas onde fica o restante da cidade? Onde estão os prédios históricos e onde tudo começou? Natal, não é só uma cidade com essas características de um belo litoral, e sim uma cidade com mais de 400 anos de história e bairros que ainda prezam a arquitetura da época.
Nestapesquisa iremos sugerir um passeio turístico pelo bairro mais antigo de Natal. Partiremos da Ribeira e terminaremos na Cidade Alta. Mostraremos a qualidade e a importância desses prédios em Natal, relíquias que hoje são personagens históricos de uma cidade que não é feita só de praias.
Vamos começar pela Ribeira com o Teatro Alberto Maranhão e terminaremos com a Antiga Catedral em Cidade Alta.Veremos fatos históricos, quando cada um foi construído, para que cada um serviu e como estão sendo usados hoje. Daremos também uma dica para que os incentivos turísticos nesses locais sejam cumpridos.

DESENVOLVIMENTO

* TEATRO ALBERTO MARANHÃO

O Teatro Alberto Maranhão foi construído em 1898, ele é um monumento histórico e patrimônio artístico do Rio Grande do Norte. Ele conserva até hoje,traços do século passado com arquitetura francesa, o revestimento da entrada e do piso da plateia é com cerâmica belga. A planta do teatro foi feita pelo engenheiro José de Berredo, no Governo de Ferreira Chaves, sob a direção do Major Theodósio Paiva.
Em 1910, o Teatro Carlos Gomes, como era chamado naquela época, conservando a forma de chalé com 18,30 metros. No segundo governo de AlbertoMaranhão, o teatro passou por uma reforma, adquirindo portões e grades de ferro vindo da França. A Gran - Compañia Española de Zarzuela Opera y Opereta, Pablo López reinaugurou o teatro no dia 19 de julho de 1912, com a Opereta “Princesa dos dólares” de Leo Fall.
Em 1959 Djalma Maranhão mudou o nome do teatro para Teatro Alberto Maranhão, e foi feita uma nova reforma sendo reaberto em 24 de março de1977, sendo todo equipado com ar – condicionado central.
A Fundação José Augusto iniciou uma reforma em junho de 1988, incluindo camarins, salão nobre, jardim, plateia e palco, buscando restaurar sob supervisão técnica da Coordenadoria de Património Histórico e Artístico do estado.
Em 2004 foi feito uma restauração no teatro, em razão do centenário. Foram incluídas as rampas da rua para apraça, da praça para o teatro e dos banheiros. Foi implantado um moderno sistema de climatização. Também foi feita uma nova pintura no teatro, restaurações nos pisos, iluminação, mosaico e mobiliário original. O pátio interno foi ampliado e seu piso trocado. O prédio ganhou um novo café, loja e banheiros. O salão nobre e o hall foram revitalizados e toda estrutura do prédio restaurada.
O TeatroAlberto Maranhão fica na Praça Augusto Severo na Ribeira onde começa o nosso passeio turístico pelos antigos prédios de Natal.

* SOLAR BELA VISTA

O Solar Bela Vista é um edifício que retrata uma concepção arquitetônica do início do século XX. Construído em 1907, mediante planta do Coronel Aureliano Medeiros, dono do imóvel e considerado na época um dos homens mais ricos do Rio Grande do Norte.Sua construção teve a finalidade de ser um palacete residencial, o belíssimo prédio tem em sua arquitetura traços e características do estilo "neoclássico". O palacete foi erguido com o que existia de mais luxuoso e moderno na época. Mobília, tapetes, lustres, cristais, vidros entre outros, tudo importado da Bélgica, França e Alemanha. A imponência do Bela Vista retratava o momento histórico eeconômico que vivia a cidade do Natal, onde o progresso e a modernização já se instalava em nossa cidade. Com a morte do Coronel Aureliano o palacete deu lugar ao famoso Hotel Bela Vista, um dos mais requintados e luxuosos da época, recebendo importantes figuras políticas e chefes partidários do interior do estado. Em 1958 o imóvel foi vendido ao Serviço Social da Indústria e tombado a nível...
tracking img