Turismo deportivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 7
Turismo de Aventura
Paul Beedie
Introdução
A maioria de nós no mundo actual vive em áreas urbanizadas. Montanhas, lagos, oceanos,selvas, ilhas desertas, e outros lugares selvagens representam lugares de escape, que oferecem excitação, estimulação, e potencial de aventura. Esta auto-deslocação do ordinário , para o extraordinário acontece para fornecer uma agradavel experiencia queé central para o turismo (Rojek and Urry, 1997). Turismo de Aventura oferece ferias de aventura. Os clientes são turistas tanto quanto eles compram uma experiencia, que usualmente é empacotada para a máxima eficiência.Existindo a teoria do turista simula para explicar o comportaamento do turista em relaçõa ao turismo de massas (MacCannell, 1976; Urry 1990; Rojek and Urry, 1997), deixando a cena deturismo de aventura contemporânea, sub-pesquisada, e portanto sub-representada isto em termos académicos.
O turismo de aventura traz consigo um conjunto de viagens, desporto, e recreação outdoor. Poderá ser considerado um crescente subconjunto de turismo (Christiansen, 1990;Trauer,1999), mas um noivado experencial faz com o turismo de aventura se torne distinto. E4ste capitulo vai discutir oturismo de aventura, um enorme e diverso tópico, focando-se no turismo de aventura em montanha. Baseado nas montanhas, o turismo de aventura extendeu a sua largura do montanhismo tradicional (escalar e caminhar)por isso,hoje, nas montanhas por todo o mundo, o montanhismo foi fragmentado, reinventado e redefinido. Escalar é agora Escalada de aventura ou escalada desportiva;o rapel tornou-se um fim emsi mesmo; as caminhadas de montanha tornaram-se em trekking; o alpinismo emergiu como um actividade híbrida, com os seus próprios definitivos livros guia;o ciclismo passou a ser feito fora da estrada, denominando-se de BTT;a canoagem emergiu como actividade de aventura, assim como o bungee jumping. Hudson(2000) forneceu um estudo sobre a industria do ski, um desporto que havia sofrido semelhantefragmentação e diversificação.Por exemplo agora é possível fazer rafting na neve em Seefeld na Austria. Alem disso, as montanhas são cenários espectaculares para actividades como o rafting e a asa delta.
Todas estas actividades para uma maior ou menor extensão teem sido embaladas para o turismo de aventura. As montanhas são destinos particularmente atrativos, pois oferecem uma serie deactividades, mergulhadas numa configuração actual e simbólica, representam a aventura: uma oportunidade para experimentar o que (Hamilton-Smith -1993,pg.10) chamaria de”serio lazer”. As montanhas são selvagens, lugares acidentados que atraiem mau tempo e conteem vários perigos, como a exposição as extremas condições ambientais e pedras soltas, que fazem das actividades reacreativas de montanha, arriscadas eperigosas. No entanto, é essa incerteza e potencial risco de dano pessoal, que gera a excitação, definindo esses intervinientes no contexto do desafio e da aventura.Existem portanto, questões sobre o marketing e gestão emergindo da mercantilização das montanhas em nome do turismo de aventura.
Este capitulo , em particular, examina três ideias centrais para iluminar como baseado na montanha oturismo de aventura tem evoluído.Estas são:
* O papel de gestão dos guias e montanhistas experientes
* Brochuras , guias, Web sites, e outros materiais de marketing
* A influencia da inovação tecnológica, particularmente em relação aos acessos e também à continua redefinição de risco nas montanhas

A analise seguinte do turismo de aventura na montanha também irá basear-se em 2 exemplosespecíficos: trekking no Nepal, e a Fundação Escalada Centro no U.K.Este capitulo oferece uma visão global sobre o turismo de aventura e inicia um processo de teorização deste fenómeno em crescendo.

A mercantilização da aventura
Talvez o mais significante factor no desenvolvimento do turismo de aventura é a extensão a que nós estamos realmente relacionados com a aventura. Price (1978)...
tracking img