Turismo de negocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OTET
Módulo 2
Prof. Paulo Semedo

Trabalho realizado por:
Lira Costa
Nº 16 \ 1ºB

Conteúdo


Introdução 3
Turismo em Portugal 4
PENT – Plano Estratégico Nacional do Turismo 6
O Turismo de Negócios 7
Turismo de Negócios - Lisboa 9
Lisboa como um destino de negócios 10

Introdução

O Turimos de Negócios é o único tipo de turismo onde pode haver uma remuneração. Temcomo fim desenvolver empreendimentos com fins lucratívos, atravês de reuniões de negócios, fechar acordos, comprar produtos ou serviços.
Neste trabalho vou primeiramente falar do turismo nacional no geral. Aprofundando de seguida o tema Turismo de Negócios em Portugal em relação ao documento PENT. Vou também especificar a área de maior concentração deste tipo de produto em Portugal.

Turismoem Portugal

Portugal é um país, embora pequeno, rico em actividades turiscas. Isto é, para além de termos a costa com lindíssimas praias, temos também outros predominantes nacionais, como por exemplo, a história, a arquitectura, a natureza, neve e ainda a vertente de turismo de saúde com as termas que cada vez mais crescem a nível de qualidade e adesão.
Ou seja, o turista que vem visitarPortugal, para a além de sol e mar, tem uma infinidade de atractívos. Ainda assim com essa variedade, os turistas continuam com uma forte apetência para o Algarve nas alturas mais quentes.
Quem mais aposta em Portugal como destino são os ingleses e franceses.

Termas do Luso
Serra da Estrela
Parias Algarvias

Alentejo
Casas Alentejanas
Castelo de Guimarães

PENT – Plano Estratégico Nacionaldo Turismo

O que é?

O PENT é um documento que serve de base para o desenvolvimento do turismo em Portugal nos próximos anos. Este documento reúne conclusões de diagnósticos, objectivos e linhas de desenvolvimento para o sector, especificados em 5 eixos que serão concretizados com 11 projectos. Requer da participação de várias entidades com uma influência directa ou indirecta na qualidade dodestino Portugal e dos respectivos produtos, ou seja, a concretização dos objectivos não so dependendo do turismo de Portugal, mas também da inclusão destas entidades.

Os 5 eixos:

Os 11 projectos:
* Produtos, Destinos e Pólos
* Intervenção em ZTIs (Urbanismo, Ambiente e Paisagem
* Desenvolvimento de Conteúdos distintivos e inovadores
* Eventos* Acessibilidade Aérea
* Marcas, Promoção e Distribuição
* Programa de Qualidade
* Excelência no Capital Humano
* Conhecimento e Inovação
* Eficácia do relacionamento Estado-Empresa
* Modernização Empresarial


O Turismo de Negócios

O turismo de negócios em Portugal apesar de caractericas variadas, pode ser dividido em dois tipos. Asreuniões associativas e as reuniões corporativas.

Reuniões associativas:
Para esse tipo de reunião é necessários promover o destino para a entidade que organiza e para os participantes, uma vez que são esses que decidem a sua participação na reunião.
Caracterizam-se como congressos, assembleias, conferências, encontros, foruns, simposíos, entre outros.
Esse tipo de reuniões realizam-se em umperiodo variável, com uma diversidade de participantes e com uma maior dimensão que as reuniões corporativas. O processo de preparação é longo

Reuniões corporativas:
Âo contrário das reuniões associativas, nesse tipo de reunião são as empresas quem decidem os participantes
Carcaterizam-se por convensões, jornadas, seminários, apresentações, cursos, workshops, conselhos de admistração, entreoutros.
A frenquência com que se realiza depende da necessidade de o fazer, os participantes por norma são os mesmos e com uma dimensão menor. O processo de preparação é menor.

Fonte: Turismo de Portugal

Foram realizadas cercas de 1 milhão de reuniões corporativas no ano de 2004. Portugal teve uma quota de 1,7%. A Alemanha e o Reino Unido são os pricipais países emissores.
Quanto as reuniões...
tracking img