Turismo como economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REDAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO
TURISMO REGIONAL I

1. INTRODUÇÃO

Desde a sua origem, o ser humano vem sendo motivado a se deslocar, por diferentes razões: caça, religião, comércio, conquistas,guerras, lazer, curiosidade, busca pelo descanso, entre outros. Deslocamentos que ultrapassam os limites territoriais e que atualmente se processam em distâncias ainda mais longas. Estabelece-se,então, um fluxo crescente de deslocamentos em nível mundial, no entanto, o turismo surge como atividade
econômica organizada, apenas em meados do século XIX. O desenvolvimento do setor é verificado, commaior intensidade, em meados do século XX, motivado principalmente pelo desenvolvimento dos transportes, a maior disponibilidade de tempo livre para o lazer e uma melhoria na distribuição de renda paraa população.

2. DESENVILVIMENTO

A partir da segunda metade do século XX, a atividade turística passa por um processo de grande desenvolvimento. Nos anos 50, a viagem internacional foi setornando cada vez mais acessível a uma parcela maior da população devido a diferentes fatores como: o desenvolvimento das comunicações e dos meios de transportes; o fim da Segunda Guerra Mundial; a reduçãodo preço do petróleo; o maior nível da renda familiar; o surgimento das férias remuneradas; o aumento do tempo livre disponível. Esses foram alguns dos fatores determinantes que ampliaram aspossibilidades de chegar a novos e mais distantes destinos. Simultaneamente, outro fator que contribuiu para o aumento do turismo internacional foi o crescimento das relações comerciais entre os diferentesmercados mundiais, que trouxe consigo o aumento dos deslocamentos, não mais provocados somente por motivos de lazer, mas, também, por motivos profissionais, de negócios estudos e pesquisas. Tudo issofavoreceu a organização das viagens para atender a demanda de um elevado número de pessoas, conforme interesses e necessidades específicas.
O turismo é, atualmente, considerado um fenômeno de...
tracking img