Turbinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE UBERABA
LETÍCIA DE MOURA OLIVEIRA















TURBINAS






























UBERABA – MG
2012
LETÍCIA DE MOURA OLIVEIRA
















TURBINAS

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba como parte das exigências à conclusão do componente curricular Sistemas Mecânicos e Eletromecânicos do 3º período/2012 do Curso deEngenharia de Produção

























UBERABA – MG
2012


Sumário

INTRODUÇÃO 4
DEFINIÇÃO 5
CARACTERÍSTICAS 6
TIPOS DE TURBINAS 8
Turbinas Hidráulicas 8
Turbinas a vapor 9
Turbinas a gás 9
Turbinas Eólicas 9
VANTAGENS E DESVANTAGENS 10
APLICAÇÃO DAS TURBINAS 11
TURBINAS EM INDÚSTRIAS 13
CONCLUSÃO 15REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16



























INTRODUÇÃO



Através deste trabalho, buscamos apresentar as turbinas, suas características, tipos, vantagens e desvantagens, suas aplicações e a importância das mesmas para os sistemas mecânicos e eletromecânicos. Pois, para nós como futuros engenheiros é de extrema importância conhecer os elementos que compõem as máquinas e suasaplicações. A seguir, apresentaremos de forma objetiva os aspectos anteriormente citados.























































DEFINIÇÃO



Um pouco de História
Desde os primórdios dos cultivos agrícolas, o homem vem tentando utilizar a força da água a seu favor, na idade média, por exemplo, a produtividade da região determinava a importância comercial do lugar, enos locais onde havia curso de água e assim energia havia maior perspectiva de bons negócios.
Acredita-se que as primeiras máquinas motrizes hidráulicas, tenham sido as rodas d’água. . Esta tecnologia por muitos séculos satisfez as exigências impostas que na época era usada apenas em pequenas oficinas e moinhos de cereais. Extremamente simples e fáceis de construir, podiam ser aplicadas emquedas de até 6 metros. Porém a baixa potência, fez com que as rodas d’água fossem cada vez menos utilizadas, na medida em que avançava a tecnologia da Revolução Industrial, começou-se então a evoluir e assim foram nascendo as primeiras turbinas.
O termo turbina surgiu quando em 1824 C. Burdin apresentou à Academia de Paris projetos de turbinas de ação e reação e propôs este nome de turbina,termo que ele designou como “máquina rotativa de alta velocidade”.


Conceituando
De forma geral a turbina é um motor rotativo (rotor) que converte em energia mecânica a energia, proveniente de uma corrente de água, gás ou vapor d’água, para posterior geração de energia elétrica.
As turbinas se classificam como hidráulicas ou de água, a vapor ou de combustão. Atualmente, a maiorparte da energia elétrica mundial é produzida com o uso de geradores movidos por turbinas.
As turbinas hidráulicas transformam a energia hidráulica, do escoamento da água, em energia mecânica. Em todos os tipos há alguns princípios de funcionamento comuns. A água entra pela tomada d’água, e é levada através de um conduto forçado até a entrada da turbina. Lá a água passa por uns sistemas depalhetas guias móveis, que controlam a vazão volumétrica fornecida à turbina. Para se aumentar a potência as palhetas se abrem, para diminuir a potência elas se fecham. Após passar por este mecanismo a água chega ao rotor da turbina.
Estas são classificadas de acordo com o modo como ocorrem os processos:
➢ Turbinas de Ação: Transformam energia cinética em energia mecânica à pressão constante,um exemplo são as Turbinas Pelton, que serão demonstradas mais adiante.
➢ Turbinas de Reação: Nestas a água tem a pressão variando desde a entrada da turbina até a saída, havendo a conversão primeiramente de energia cinética em energia de pressão e posteriormente em energia mecânica. Subdividem-se em dois tipos de acordo com o fluxo de água axial ou mista, um exemplo são as Turbinas Francis....
tracking img