Turbinas a vapor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Nas usinas a vapor, a gás, ou hidrelétricas o dispositivo que aciona o gerador elétrico é a turbina . A medida que o fluido escoa através da turbina o trabalho é realizado nas pás queestão presas ao eixo. Como resultado, o eixo gira e a turbina produz trabalho.
Em outras palavras turbinas convertem energia mecânica livre em rios e vento para trabalho mecânico útil. O que difere adenominação das turbinas é o fluido de trabalho, por exemplo: Se o fluido é a água, as turbinas são chamadas turbinas hidráulicas, se o fluido é o ar, turbina eólica. Nas usinas de energia A CARVÃO OUNUCLEARES, o fluido de trabalho em geral é o vapor, e daí as turbinas empregadas recebem o nome de turbinas a vapor.
Aspectos energéticos
Compressores, bombas e ventiladores são dispositivosutilizados para AUMENTAR a pressão de um fluido. Trabalho é fornecido a esses dispositivos por uma fonte externa.
Então, turbinas produzem potencia, enquanto compressores , bombas e ventiladores consomempotencia. A transferência de calor nas turbinas é igual a zero, quando são bem isoladas (ver função da “armadura” da turbina). Variações de energia potencial são desprezíveis também para turbinas emgeral. Velocidades dos escoamentos em turbinas em geral são muito altas, logo o fluido sofre uma variação significativa em energia cinética, entretanto esta quando comparada a variação de entalpia, podeser desprezada.
A eficiência de turbinas é alta, podendo atingir até 95% . Comparado a bombas por exemplo, turbinas não trabalham a velocidades tão altas, o que é favorável no sentido que há poucasperdas energéticas devido a atrito e tensões de cisalhamento.
Pode-se dizer que uma turbina é uma bomba invertida, pois nas turbinas a pressão do fluido de trabalho decai e esta gera trabalhomecânico, enquanto que nas bombas consome-se trabalho e a pressão do fluido aumenta.
Aplicações
Aqui um esquema, a título de exemplo, de onde se utiliza uma turbina a vapor:
Figura 1 – Esquema geral de...
tracking img