Turbinas de aeronaves

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TURBINAS - noções básicas
[pic]


Turbinas são dispositivos utilizados na transformação de energia cinética de um fluído (ar pex) em trabalho, sendo esse trabalho visto com a rotação de um eixo.O movimento rotativo desse eixo pode ser utilizado para diversas funções, tais como: girar um gerador elétrico, um outro dispositivo mecânico, como um compressor ou um conjunto de engrenagens ou umaventoinha, dentre outros.

No nosso caso, a turbina de um motor a reação tem como principal objetivo girar um conjunto de compressores, caixa de acessórios, hélice, rotor e “fan”. Logicamente odispositivo que irá receber esse movimento é determinado pelo tipo de motor que estará instalado no equipamento em questão.
Se o motor estiver em uma aeronave de asas rotativas podemos afirmar que aturbina ou as turbinas do reator tem como objetivo girar o rotor principal e o de cauda, além da caixa de acessórios e compressores.
Já no caso desse reator ser um Turbofan, podemos dizer com convicçãoque as turbinas irão girar “fan”, compressores e caixa de acessórios.
Em um Turbojato a turbina tem como solicitação girar compressores e caixa de acessórios apenas. Nos reatores equipados com hélicesa função das turbinas, além de gerar movimento na caixa de acessórios e compressores, é de garantir movimento à hélice.

Ao contrário do conceito popular de turbina para aeronaves, temos que terconsciência de que uma turbina nada mais é do que um componente de um reator e não o reator como um todo. Devemos também ter em mente que a turbina não tem como função ajudar na geração de empuxo atravésda aceleração de gases de escape, pelo contrário, ela retira energia desses gases para transformá-la em movimento.
O número de eixos, consequentemente o de turbinas, varia de acordo com o tipo demotor, motores com altas razões de compressão normalmente utilizam dois eixos que impulsionam os compressores de alta e baixa pressão, e com isso temos turbinas de alta e baixa pressão.
Nos motores...
tracking img