Turbidez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Turbidez
-------------------------------------------------


▪ Conceito: turbidez é o grau de atenuação de intensidade que um feixe de luz sofre ao atravessá-la, devido à presença de sólidos em suspensão. (esta redução se dá por absorção e espalhamento, uma vez que as partículas que provocam turbidez nas águas são maiores que o comprimento de onda da luz branca).▪ Origem natural: partículas de rocha, argila e silte, como também algas e outros microrganismos.

Nota: A determinação da concentração de partículas é utilizada para o monitoramento de processos como o controle da determinação de biomassa, controle de filtração e cristalização e na medição de concentração de sólidos em efluentes.



➢ A turbidez da água bruta éum dos principais parâmetros de seleção de tecnologia de tratamento e de controle operacional dos processos de tratamento e, em mananciais superficiais, pode apresentar variações significativas entre períodos de chuva e estiagem.






















➢ Na água filtrada, a turbidez assume uma função de indicador sanitário e não meramente estético. A remoção deturbidez por meio da filtração indica a remoção de partículas em suspensão, incluindo cistos e oocistos de protozoários. Os critérios reconhecidos internacionalmente como indicadores da remoção protozoários são (USEPA, 2000; USEPA, 2001):






















Nota: segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o limite máximo de turbidez em água potável deve ser 5UNT. As águas subterrâneas normalmente não apresentam problemas devido ao excesso de turbidez. Em alguns casos, águas ricas em íons Fe, podem apresentar uma elevação de sua turbidez quando entram em contato com o oxigênio do ar.

Princípio de Medição:

Método Nefelométrico: é a medida da quantidade de material sólido suspenso, a partir da luz dispersa num ângulo de 90º (geralmente) emrelação a um feixe de luz incidente.
A derteminação da turbidez pelo método nefelométrico, é adotado nas atividades de controle de poluição da água e de verificação do parâmetro físico nas águas consideradas potáveis.








➢ O método é baseado na comparação da intensidade de luz espalhada pela amostra em condições definidas, com a intensidade da luz espalhada por umasuspensão considerada padrão.

Esquema básico de um nefelômetro:











Quanto maior a intensidade da luz espalhada maior será turbidez da amostra analisada. O turbidímetro é o aparelho utilizado para a leitura, este aparelho é constituído de um nefelômetro, sendo a turbidez expressa em unidades nefelométricas de turbidez (UNT) Unidades Nefelométricas de Turbidez ou (NTU) emInglês.
O nefelômetro consta de uma fonte de luz, para iluminar a amostra e um detector fotoelétrico com um dispositivo para indicar a intensidade da luz espalhada em ângulo reto ao caminho da luz incidente.
As amostras para analise de turbidez devem ser coletadas em fracos de plástico ou de vidro. Recomenda-se que as análises sejam realizadas num período Maximo de 24 horas, as amostrasdevem ser guardadas no escuro.
Nota: como interferências ressaltamos a presença de detritos e materiais grosseiros em suspensão que se depositam rapidamente, que resultará resultados mais baixos; a cor verdadeira interfere negativamente devido à sua propriedade de absorver luz; as bolhas pequenas provocarão resultados superestimados.
|TURBIDÍMETRO DIGITAL PORTÁTIL|
|Modelo |
|2100P |
|...
tracking img