Tupis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnicamente, os Tupi, primeiros povos indígenas com quem os portugueses mantiveram contato, encontravam-se na Idade da Pedra. De acordo com a carta atribuída a Américo Vespúcio, os Tupi não possuíamuma organização econômica, porque era comum não ter bens de propriedade e não havia entre eles comerciantes ou comércio. Desconheciam a autoridade política, porque viviam sem um governante ouimperador e não tinham generais, porque guerriavam entre si sem motivos plausíveis. Em resumo: não havia propriedade privada, nem reis, senhores ou generais; os Tupi viviam numa sociedade sem classes.

Noentanto, existiam chefes nas aldeias Tupi. Eles eram escolhidos entre os mais valentes para liderá-los na guerra. Deles, exigia-se ainda uma outra qualidade: saber falar bem, para resolver conflitosentre os membros. Cumprindo bem esses papéis, os chefes ganhavam prestígio, mas permaneciam sem poder: por exemplo, por mais prestígio que tivessem, não tinham poderes para iniciar uma guerraindesejada pela aldeia. O seu poder sobre o grupo era, portanto, nulo.

Embora desconhecessem a propriedade privada, a divisão em classes e a dominação política (poder), os Tupiniquim e os Tupinambá viviamem permanente guerra entre si. 

Para os europeus, isso era incompreensível. Américo Vespúcio disse não ter conseguido descobrir o porquê de fazerem guerra um ao outro, pois não tinham bens próprios,nem Senhorios de Impérios ou Reinos. Os indígenas não sabiam o significado da cobiça, isto é, da avidez por reinar em propriedades; isso parecia ser a verdadeira causa das guerras e de cadadesordenado ato. De acordo com Vespúcio, os Tupi diziam guerrear para “vingar a morte dos pais antepassados”.

Os europeus compreendiam perfeitamente as guerras motivadas pela ambição de riqueza (“cobiça depropriedades”) ou pelo poder (“avidez de reinar”). Como os Tupi não guerreavam por nenhum desses motivos, a razão pela qual se matavam em guerras intermináveis permaneceu uma incógnita para os...
tracking img