Tupac Amaru II entre o mito e a história: algumas abordagens possíveis.


Dentre as várias abordagens possíveis de um mesmo fenômeno histórico escolhemos trabalhar com o texto da historiadoraScarlett O´phellan Godoy: Tupac Amaru entre lãs reformas borbonicas y la constituicion de Cadiz e também o texto do etnohistoriador Marco Curatola: Mito y milenarismo em los Andes: Del Taki Onqoy aInkarri. Por último também analisaremos as passagens do livro As Veias Abertas da América Latina de Eduardo Galeano naquilo que é pertinente ao tema ora proposto.
O levante de Tupac Amaru segundo se dáno final do século XVIII (04/11/1780 -18/04/1781) no contexto das Reformas Borbonicas . Nesse sentido faz-se necessário tentarmos entender um pouco do que foram essas reformas. Tiveram cunhopolítico/administrativo, econômico e fiscal. Na agricultura representou a aplicação de princípios do fisiocratismo onde deveria prevalecer a liberdade na escolha do que produzir e isso valia também para aeconomia estatal . O mercantilismo passa a existir de fato , a ser almejado, relações mais lucrativas com as colônias são desejadas. Quebra-se a hierarquia ainda existente na Espanha e na relação destacom suas colônias. Um liberalismo restrito também é aplicado no comércio e na indústria. O reformismo modernizador dos reis Borbons em aproximadamente um século , aumenta a população de Espanha de 7para 12 milhões de habitantes. Passa haver liberalização do comércio de grãos internamente e também externamente com as colônias. Junta-se a isso um estímulo crescente a imigração para as índiasocidentais de andaluzes, catalães, galegos, bascos entre outros povos. Nesse período não se pode falar ainda em nacionalidades na Europa. É no século XIX que passam haver tentativas de criação denacionalidades. Como um dos reflexos dessas Reformas nas colônias temos que funcionários públicos não pertencentes à nobreza espanhola são pinçados para a administração pública, ocupando altos cargos na... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 12). Tupac amaru : entre o mito e a história. TrabalhosFeitos.com. Retirado 12, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tupac-Amaru-Entre-o-Mito/551890.html

MLA

"Tupac amaru : entre o mito e a história" TrabalhosFeitos.com. 12 2012. 2012. 12 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tupac-Amaru-Entre-o-Mito/551890.html>.

MLA 7

"Tupac amaru : entre o mito e a história." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 12 2012. Web. 12 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tupac-Amaru-Entre-o-Mito/551890.html>.

CHICAGO

"Tupac amaru : entre o mito e a história." TrabalhosFeitos.com. 12, 2012. Acessado 12, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tupac-Amaru-Entre-o-Mito/551890.html.