Tungstenio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE E COLEGIO INTEGRAL - SIEN

TUNGSTENIO

RAPHAEL PASSOS

CURITIBA

SETEMBRO - 2011

RAPHAEL PASSOS

TUNGSTENIO

Trabalho apresentado ao Professor Elio Stein da disciplina de Prevenção em Saúde da turma D, noturno, do curso de Técnico em Segurança do Trabalho.

FACULDADE E COLEGIO INTEGRAL - SIEN
CURITIBA - 27 -09-2011SUMÁRIO

Conteúdo

INTRODUÇÃO 4

Tungstenio 5

Historia 5

Etimologia 6

Características 6

Propriedades físicas 6

Propriedades químicas 6

Isótopos 7

Ação biológica 7

Outros efeitos bioquímicos 7

Aplicações 8

Materiais duros 8

Ligas 9

Armamento 9

Aplicações químicas 9

Outros usos 9

Eletrônica 10

Ocorrência e obtenção 10

Precauções 11

Tiposde Epi’s 11

Pedido de patente 11

PLANO DE AÇÃO 12

CONCLUSÃO 13

BIBLIOGRAFIA 14

INTRODUÇÃO

Do sueco tung e sten (pedra pesada). No século 17, mineiros na Saxônia (uma região da Alemanha) observaram que certo tipo de pedra prejudicava a redução da cassiterita (um mineral do estanho). Deram a essa pedra um apelido (wolfert ou wolfrahm, em alemão). Por isso, o metal é tambémdenominado volfrâmio e o símbolo é W. O elemento não é abundante. A concentração na crosta terrestre é cerca de 0,00013%. Ocorre em minerais como volframita (tungstato de ferro e manganês, scheelita (tungstato de cálcio), ferberita (tungstato ferroso e manganoso), huebnerita (tungstato de manganês).
Boas partes dos depósitos estão em cadeias de montanhas como os Alpes, Himalaia e cinturão do Pacífico.Tungstenio

O tungstênio (português brasileiro) ou tungsténio (português europeu) (também conhecido como volfrâmio ou wolfrâmio) é um elemento químico de símbolo W e número atômico 74.
Um metal de cor branco cinza sob condições padrão quando não combinado, o tungstênio é encontrado na natureza apenas combinado com outros elementos. Foi identificado como um novo elemento em 1781, e isoladopela primeira vez como metal em 1783. Os seus minérios mais importantes são a volframita e a scheelita. O elemento livre é notável pela sua robustez, especialmente pelo fato de possuir o mais alto ponto de fusão de todos os metais e o segundo mais alto entre todos os elementos a seguir ao carbono. Também notável é a sua alta densidade, 19,3 vezes maior do que a da água, comparável às do urânio eouro, e muito mais alta (cerca de 1,7 vezes) que a do chumbo. O tungstênio com pequenas quantidades de impurezas é frequentemente frágil e duro, tornando-o difícil de trabalhar. Contudo, o tungstênio muito puro é mais dútil, e pode ser cortado com uma serra de metais.

Historia

A forma elementar não combinada é usada sobretudo em aplicações eletrônicas. As muitas ligas de tungstênio têmnumerosas aplicações, destacando-se filamentos de lâmpadas incandescentes, tubos de raios X (como filamento e como alvo), e superligas. A dureza e elevada densidade do tungstênio torna-o útil em aplicações militares em projéteis penetrantes. Os compostos de tungstênio são geralmente usados industrialmente como catalisadores.
O tungstênio é o único metal da terceira série de transição que se sabeocorrer em biomoléculas, usadas por algumas espécies de bactérias. É o elemento mais pesado que se sabe ser usado por seres vivos. Porém, o tungstênio interfere com os metabolismos do molibdênio e do cobre, e é algo tóxico para a vida animal.
Os primeiros relatos que se sabe hoje fazerem referência a ocorrências deste elemento remontam ao século XVI. Nessa altura, os mineiros que extraíam minério deestanho nos Montes Metalíferos, relatavam a existência de um mineral que acompanhava o minério de estanho, e que reduzia o rendimento da extração deste metal a partir do minério. Johann Gottlob Lehmann, em 1761, foi o primeiro a fundir cristais puros de volframita em nitrato de sódioA existência do tungstênio seria proposta, pela primeira vez, em 1779, por Peter Woulfe, o qual após examinar a...
tracking img