Tungas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TUNGA PENETRANS
A tunga penetras é a menor espécie de pulga, conhecida popularmente como “bicho de pé”, seus principais hospedeiros são gatos, cachorros, porcos, roedores e o homem, encontrados empaíses tropicais e subtropicais da América, endemia de comunidades pobres, tanto nas área rurais como urbanas.
Essa espécie de pulga mede 1mm, e tanto o macho como a fêmea são hematófagos( se alimentade sangue), se alimentando também de líquido teciduais, no entanto só a fêmea que penetra na pele,cortam o tecido com a boca e ao mesmo tempo salivam sobre o local, alojando-se principalmente nasregiões entre os dedos do pé e sob as unhas. Essa penetração pode demorar até dois dias, pois durante esse período é formado vários ovos (até 100), fazendo com que o abdome da fêmea se distenda, e umaparte seja vista por fora da superfície cutânea, causando uma tumoração clara, com um pontinho negro no centro, nesta fase são eliminados os ovos, que continuam a se desenvolver no solo.

CICLO DEVIDA DA TUNGA PENETRAS

SINTOMAS

* Coceira caracteriza da saliva liberada pela fêmea;
* Infecção e ulcera local;

AGRAVOS
Com o desenvolvimento da tunga penetrans na pele, pode terinfecções bacterianas, como clostridium tetani (agente do tétano), o paracoccidioides brasilensis (fungo), o clostrium perfringes (gangrena gasosa) entre outros, podendo causar deformações no pé.
TratamentoO tratamento pode ser feito em casa, quando não a agravos. Utilizamos um bacteriostático, para desenfectar o local, e com uma agulha esterilizada de ponta fina, faz o picotamento da pele, rompendo amesma ao redor da tumoração, em seguida aperte o local, fazendo impulso para retirar o parasita por inteiro. Pois quando o animal se rompe na retirada se eleva o risco de causar uma infecçãosecundaria.

PREVENÇÃO
* Dar banho seguido e utilizar coleiras antipulga nos animais domésticos (cães e gatos),
* Pulverizar inseticidas nos locais com muito pó, com estercos e em com presença...
tracking img