Tundra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
APOSTILA SOBRE TUNDRA

A tundra é uma vegetação proveniente do material orgânico que aparece no curto período de desgelo durante a estação "quente" das regiões de clima polar, apresentando assim apenas espécies de que se reproduzem rapidamente e que suportam baixas temperaturas. Essa vegetação é um enorme bioma que ocupa aproximadamente um quinto da superfície terrestre. Aparece em regiõescomo o Norte do Alasca e do Canadá, Groenlândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Sibéria.
A tundra ártica surge no sul da região dos gelos polares do Ártico, entre os 60º e os 75º de latitude Norte, e estende-se pela Escandinávia, Sibéria, Alasca, Canadá e Groelândia. Situada próximo do pólo norte, recebe pouca luz e pouca chuva, apresentando um clima polar, frio e seco. O solo permanece gelado ecoberto de neve durante a maior parte do ano, a vegetação é rasteira, não possui árvores com abundancia de musgos e liquens.

Desenvolve-se na região localizada entre os gelos permanentes e o limite natural das árvores, ao norte da latitude 57°N.
Cadeias alimentares são relativamente curtas em decorrência da simplicidade do ecossistema, e qualquer alteração em um nível trófico leva a repercussõesviolentas no ecossistema (poucos os caminhos alternativos na cadeia alimentar).

CLIMA

Apresenta invernos muito longos, com uma duração do dia muito curta, com uma temperatura média entre -28ºC e -34ºC (não excedendo os -6ºC). Durante as longas horas de escuridão a neve que vai caindo acumula-se, devido aos fortes ventos, nas regiões mais baixas, obrigando os animais a permanecerem junto aosolo e apenas a procurar comida para se manterem quentes. As quantidades de precipitação são muito pequenas (entre 15 e 25 cm, incluindo a neve derretida). Apesar de a precipitação ser pequena, a Tundra apresenta um aspecto úmido e encharcado, em virtude da evaporação ser muito lenta e da fraca drenagem do solo no verão.
É só no verão, com a duração de cerca de 2 meses, em que a duração do diafica por volta de 24h e quando temperatura não excede os 10ºC, que a camada superficial do solo descongela, mas a água não consegue se infiltrar pelas camadas inferiores. Formam-se então charcos e pequenos pântanos. Devido ao fato do dia ser de longa duração ocorre uma "explosão" de vida vegetal, o que permite que animais herbívoros sobrevivam.

Características Climáticas Produção Primária eBiomassa do Bioma Tundra:

Precipitação: 10 a 1.000mm
Temperatura: -15 a -5
Produção primária (Liq): 0,4 a 0,6 10ªgC
Biomassa: 6 t/ha

Dois fenômenos da natureza são característicos do bioma Tundra sendo eles: Aurora Boreal que só é visível nas noites de inverno e o Sol da Meia Noite.
| | |
| | |
Aurora Boreal

As Auroras Boreais são um fenômeno luminoso que ocorre nas zonaspolares já o Sol da Meia Noite ocorre devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao eixo do Sol.
As Auroras Boreais Originam-se quando as partículas eletricamente carregadas, transportadas pelo vento solar, chocam a grande velocidade com os átomos e moléculas da atmosfera terrestre.
Os choques provocam a excitação dos átomos e das moléculas que emitem um facho luminoso, quando sedescarregam.
A aurora boreal pode aparecer em vários formatos: pontos luminosos, faixas no sentido horizontal ou circular. Porém, aparecem sempre alinhados ao campo magnético terrestre. As cores são variadas.
As auroras boreais mais comuns têm uma cor verde-amarelada, e resultam do choque com átomos de oxigênio a alturas de entre 90 e 150 quilômetros.
Também as auroras vermelhas, que ocasionalmenteaparecem acima das verdes, são produzidas pelos átomos de oxigênio, enquanto que as azuis se devem aos íons das moléculas de hidrogeno.
Em momentos de tempestades solares, a Terra é atingida por grande quantidade de ventos solares. Nestes momentos as auroras são mais comuns e estes ventos solares interferem nos meios de comunicação (sinais de televisão, radares, telefonia, satélites) e sistemas...
tracking img