Tundra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário do Maranhão Uniceuma
São Luis 24 de março de 2011
Alunos:
Curso: Engenharia Ambiental – período: II
Materia: Ecologia

Trabalho de Ecologia;Biomas
(TUNDRA)

São Luis2011

Tundra
A Tundra é o último bioma antes do frio congelante do inóspito Ártico onde nenhum tipo de vegetação se desenvolve.
A tundra é classificada em dois tipos diferentes, que são tundraalpina e tundra ártica.
A tundra é uma vegetação proveniente do material orgânico que aparece no curto período de desgelo durante a estação "quente" das regiões de clima polar, apresentando assimapenas espécies de que se reproduzem rapidamente e que suportam baixas temperaturas. Essa vegetação é um enorme bioma que ocupa aproximadamente um quinto da superfície terrestre. Aparece em regiões como oNorte do Alasca e do Canadá, Groenlândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Sibéria.
A tundra alpina encontra-se em vários países e situa-se no topo das altas montanhas. É muito fria e ventosa e não temárvores. Ao contrário da Tundra Ártica, o solo apresenta uma boa drenagem e não apresenta permafrost. Apresenta ervas, arbustos e musgos, tal como a tundra ártica. Encontram-se animais como as cabras damontanha, alces, marmotas (pequeno roedor), insetos (gafanhotos, borboletas, escaravelhos).
A Tundra Ártica surge a sul da região dos gelos polares do Ártico, entre os 60º e os 75º de latitudeNorte, e estende-se pela Escandinávia, Sibéria, Alasca, Canadá e Gronelândia. Situada próximo do pólo norte, no círculo polar Ártico, recebe pouca luz e pouca chuva, apresentando um clima polar, frio eseco. O solo permanece gelado e coberto de neve durante a maior parte do ano.
Apresenta Invernos muito longos, com uma duração do dia muito curta, não excedendo a temperatura os -6ºC (temperatura médiaentre os -28ºC e os -34ºC). Durante as longas horas de escuridão a neve que vai caindo acumula-se, devido aos fortes ventos, nas regiões mais baixas, obrigando os animais a permanecerem junto ao...
tracking img