Tumores de intestino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TUMORES DE INTESTINO


INTRODUÇÃO - CONCEITO |

O CANCÊR DE INTESTINO é um dos mais freqüentes tumores do tubo digestivo. Para uma melhor abordagem desse tema é conveniente recordarmos que o tubo digestivo está constituído pelo ESÔFADO, ESTÔMAGO E INTESTINO. Este por sua vez compreende dois segmentos distintos: Um segmento mais fino localizado após o estômago, chamadaintestino delgado que está relacionado com a digestão e a absorção dos alimentos, e outro segmento mais grosso, o intestino grosso, que tem a função de armazenar, absorver água e nutrientes e excretar resíduos não aproveitados pelo organismo através das fezes.

ETIOLOGIA - ETIOPATOGENIA |

Atualmente acredita-se que o câncer do cólon e do reto seja causado por uma associação de fatoresgenéticos e ambientais.

Dentre esses fatores de risco podemos citar:

1º) Dieta com alto teor de gordura e pequena quantidade de fibra:
Alimentação rica em gordura animal, pobre em fibra e rica em corantes favorece a incidência desse tipo de câncer.

2º) Hábitos e estilo de vida
Estudos mostram que indivíduos que não praticam exercícios têm maior
risco em desenvolver câncer colorretal.

3º)Idade
Quanto maior a idade, maior o risco.

4º) Pólipos
Os pólipos são tumores benignos, parecidos com verrugas que se desenvolvem na parede interna do cólon e reto. Cerca de 60% dos pólipos do intestino são adenomas, os quais apresentam potencial para malignização.

5º) História familiar de câncer intestinal
Quanto mais pessoas de uma mesma família tiveram diagnóstico de câncer colorretal,maior o risco de desenvolver a doença.

6º) Antecedentes pessoais de câncer
Mulheres que tiveram câncer de ovário, corpo do útero (endométrio) ou mama têm maior risco de desenvolver câncer colorretal.

7º) Doença intestinal inflamatória
A retocolite ulcerativa e a doença de Crohn são doenças inflamatórias benignas que causam inflamação em graus variados na mucosa do intestino grosso. Asdoenças inflamatórias intestinais estão associadas ao maior risco de câncer colorretal.

A doença começa sempre como uma lesão benigna que vai evoluindo lentamente até transformar-se num tumor maligno.

INCIDÊNCIA |

A cada ano cerca de 160 mil novos casos são diagnosticados nos Estados Unidos e em torno de 57 mil desses pacientes morrem da doença. Está entre as principais causas de morte porcâncer, considerando os de pulmão, mama na mulher e próstata no homem.
No Brasil, este tipo de câncer está em quarto lugar entre os tumores mais freqüentes do sexo masculino, atrás apenas do câncer de estômago, pulmão e próstata. 
O Instituto Nacional do Câncer (Inca), ligado ao Ministério da Saúde, estima o surgimento de 12.490 casos de câncer de intestino (colorretal) em homens, no Brasil, em2008, e de 14.500 em mulheres.
Os números correspondem a um risco de 13 casos novos a cada 100 mil homens e de 15 casos a cada 100 mil mulheres. Por estado, São Paulo lidera a estatística de casos novos em 2008, com 9.890. Seguem-se o Rio de Janeiro (3.890) e o Rio Grande do Sul (3.060).

O presidente da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD) e primeiro-secretário daAbrapreci, Flávio Steinwurz, explicou que a maioria dos médicos já está consciente da importância da prevenção e solicita de seus pacientes exame de sangue oculto nas fezes e colonoscopia para tentar prevenir a doença. “Agora, nós queremos também que a população possa se integrar e saber como é feita essa prevenção".
O câncer de intestino tem aumentado nos últimos anos. “É causa de milhares demortes anualmente no Brasil”. Na Região Sudeste, ele aparece em terceiro lugar, chegando às vezes à segunda causa de mortalidade no país. “É um câncer bastante prevalente e, normalmente, é o quarto em nível nacional”.

SINTOMAS |

Os sintomas do câncer de intestino são extremamente vagos, como mudança do ritmo intestinal, isto é, prisão de ventre ou diarréia sem causa alimentar aparente,...
tracking img