Tumores de intestino

Páginas: 12 (2780 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
TUMORES DE INTESTINO


INTRODUÇÃO - CONCEITO |

O CANCÊR DE INTESTINO é um dos mais freqüentes tumores do tubo digestivo. Para uma melhor abordagem desse tema é conveniente recordarmos que o tubo digestivo está constituído pelo ESÔFADO, ESTÔMAGO E INTESTINO. Este por sua vez compreende dois segmentos distintos: Um segmento mais fino localizado após o estômago, chamadaintestino delgado que está relacionado com a digestão e a absorção dos alimentos, e outro segmento mais grosso, o intestino grosso, que tem a função de armazenar, absorver água e nutrientes e excretar resíduos não aproveitados pelo organismo através das fezes.

ETIOLOGIA - ETIOPATOGENIA |

Atualmente acredita-se que o câncer do cólon e do reto seja causado por uma associação de fatoresgenéticos e ambientais.

Dentre esses fatores de risco podemos citar:

1º) Dieta com alto teor de gordura e pequena quantidade de fibra:
Alimentação rica em gordura animal, pobre em fibra e rica em corantes favorece a incidência desse tipo de câncer.

2º) Hábitos e estilo de vida
Estudos mostram que indivíduos que não praticam exercícios têm maior
risco em desenvolver câncer colorretal.

3º)Idade
Quanto maior a idade, maior o risco.

4º) Pólipos
Os pólipos são tumores benignos, parecidos com verrugas que se desenvolvem na parede interna do cólon e reto. Cerca de 60% dos pólipos do intestino são adenomas, os quais apresentam potencial para malignização.

5º) História familiar de câncer intestinal
Quanto mais pessoas de uma mesma família tiveram diagnóstico de câncer colorretal,maior o risco de desenvolver a doença.

6º) Antecedentes pessoais de câncer
Mulheres que tiveram câncer de ovário, corpo do útero (endométrio) ou mama têm maior risco de desenvolver câncer colorretal.

7º) Doença intestinal inflamatória
A retocolite ulcerativa e a doença de Crohn são doenças inflamatórias benignas que causam inflamação em graus variados na mucosa do intestino grosso. Asdoenças inflamatórias intestinais estão associadas ao maior risco de câncer colorretal.

A doença começa sempre como uma lesão benigna que vai evoluindo lentamente até transformar-se num tumor maligno.

INCIDÊNCIA |

A cada ano cerca de 160 mil novos casos são diagnosticados nos Estados Unidos e em torno de 57 mil desses pacientes morrem da doença. Está entre as principais causas de morte porcâncer, considerando os de pulmão, mama na mulher e próstata no homem.
No Brasil, este tipo de câncer está em quarto lugar entre os tumores mais freqüentes do sexo masculino, atrás apenas do câncer de estômago, pulmão e próstata. 
O Instituto Nacional do Câncer (Inca), ligado ao Ministério da Saúde, estima o surgimento de 12.490 casos de câncer de intestino (colorretal) em homens, no Brasil, em2008, e de 14.500 em mulheres.
Os números correspondem a um risco de 13 casos novos a cada 100 mil homens e de 15 casos a cada 100 mil mulheres. Por estado, São Paulo lidera a estatística de casos novos em 2008, com 9.890. Seguem-se o Rio de Janeiro (3.890) e o Rio Grande do Sul (3.060).

O presidente da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD) e primeiro-secretário daAbrapreci, Flávio Steinwurz, explicou que a maioria dos médicos já está consciente da importância da prevenção e solicita de seus pacientes exame de sangue oculto nas fezes e colonoscopia para tentar prevenir a doença. “Agora, nós queremos também que a população possa se integrar e saber como é feita essa prevenção".
O câncer de intestino tem aumentado nos últimos anos. “É causa de milhares demortes anualmente no Brasil”. Na Região Sudeste, ele aparece em terceiro lugar, chegando às vezes à segunda causa de mortalidade no país. “É um câncer bastante prevalente e, normalmente, é o quarto em nível nacional”.

SINTOMAS |

Os sintomas do câncer de intestino são extremamente vagos, como mudança do ritmo intestinal, isto é, prisão de ventre ou diarréia sem causa alimentar aparente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Intestino
  • tumores
  • Intestino
  • Intestinos
  • Intestinos
  • Tumor
  • Intestino
  • Tumores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!