Tulio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS
Aluna: KAROLLAYNE SANTANA BARROS DE HOLANDA
Professor: FÉLIX VILANOVA
Disciplina: PSICOPATOLOGIA E SEMIOLOGIA DOS TRANSTORNOS
MENTAIS I
Curso: PSICOLOGIA
Período: 4º Turma: “B” Noturno
TRABALHO – EXERCÍCIO DA 1ª ETAPA – PSICOPATOLOGIA E SEMIOLOGIA DOS TRANSTORNOS MENTAL IPerguntas e Respostas
1º) Defina psicopatologia e comente suas origens e seu campo de atuação.
R: A Psicopatologia é uma área do conhecimento que objetiva estudar os estados psíquicos relacionados ao sofrimento mental. Pode ser definida como um conjunto de conhecimentos referencial ao adoecimento mental do ser humano. Ela foi criada apart de uma distinção oude um deslizamento dinâmico entre o normal e o patológico, pela medicina, psicologia, psiquiatria e psicanalise, para designar os sofrimentos da alma em termos mais amplos, dos distúrbios do psiquismo do ser humano.
Os campos de atuação são: Ao delimitar o campo de atuação da Psicopatologia Geral, Jaspers define a “Psiquiatria como profissão prática e Psicopatologia como Ciência”, sendo estaúltima responsável pelo estudo das manifestações da consciência, sejam essas manifestações consideradas normais ou anormais, asseverando que: “Aqui todo trabalho se relaciona com um caso particular”.
2º) Discuta e comente os dois aspectos básicos dos sintomas psicopatológicos: Forma e Conteúdo.
R: A forma é a estrutura básica, relativamente semelhante nos diversos pacientes, e o conteúdo e aquilo quepreenche a alteração estrutural. Os temas abordados estão centrados da existência humana tais, como uma sobrevivência e segurança, sensualidade e termos básicos entre a religiosidade e outras.
Exemplos: A Forma: (alucinações, delírio, ideia observada, e etc.), O Conteúdo: (conteúdos de culpa, religiosidade, perseguição, e etc.);
3º) Descreva a ordenação dos fenômenos psicopatológicos emsemelhantes, parcialmente semelhantes e qualitativamente novos.
R: É o estudo da doença mental, como o de qualquer outro objetivo, inicial pela observação cuidadosa de suas manifestações. Isso significa que para observa, também é preciso produzir, definir, classificar, interpretar, ordenar e ir observando uma determinada perspectiva.
4º) Estabeleça um paralelo entre os conceitos de semiologia,semiologia médica e semiologia psicopatológica.
R: A semiologia média é o estudo dos sintomas e dos sinais das doenças, estudo esse que permite ao profissional de saúde identificar atuações físicas e mentais. E a semiologia psicopatológica é o estudo dos sinais e sintomas da transmissão mentais.
5º) Por que o diagnóstico psicopatológico é em muitos casos, apenas possível com a observação do curso dadoença?
R: É porque uma das funções do diagnostico em medicina é prever e prognosticar a evolução e o desfecho de doença é o diagnostico deve iniciar os projetos como, porém, às vezes, isso pode inverte no contexto da psiquiatria.
6º) Estabeleça a diferença entre sensação e percepção.
R: Sensação é quando identificamos uma energia física em nosso corpo e a codificamos com sinais neurais. Logoquando sentimos a sensação nós a selecionamos, organizamos e a interpretamos no processo chamado de percepção. Sensação e percepção estão ligadas no nosso dia-a-dia onde a sensação identifica uma energia física e a percepção as organiza e interpreta.
Por Exemplo: Estou Sentado em uma Cadeira... Logo que encosto na cadeira eu a sinto (sensação) obtendo essa sensação ativo os sistemas sensoriais:limiares relativos que obtêm as informações necessárias para perceber que estou sentado é a percepção.
7º) Quais são e comente sobre as alterações da sensação?
R: Alterações da Sensação referem-se ao aumento e á diminuição do número e da intensidade dos estímulos procedentes dos diversos campos de atuação.
E ela se divide em 4 tipos de alterações.
* Hiperestesia: aumento da intensidade...
tracking img