Tuem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.ceepcascavel.com.br/../logo.jpg
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PEDRO LUIZ BOARETTO NETO – CEEP



TRABALHO TUEM

Joceneis Balotin

Cascavel,2012

ANÉMOMETRO

Um anemómetro consiste num instrumento para medir a velocidade do vento ou de outros fluidos em movimento.Geralmente possui um cata-vento para indicar a direção do vento. Este é constituído por uma bandeirabem equilibrada que gira em torno de uma haste vertical.A bandeira tende a orientar-se ao longo das linhas de corrente do movimento do ar e os seus movimentos são transmitidos por meios mecânicos ou elétricos a mostradores ou a registadores, que indicam a direção do vento.Quando dispõem de um dispositivo de registo, designa-se por anemógrafo.Consoante o fundamento em que se baseia o funcionamentodos anemómetros, estes podem ser classificados em diversas categorias: anemómetros de rotação, anemómetros de veleta, anemómetros de tubo de pressão e anemómetros baseados no poder refrescante do ar em movimento.Quando não se necessita de grande rigor, utiliza-se o anemómetro de veleta, o de mangas de ar ou bandeira (em torres). Para determinar a velocidade média do vento usa-se o anemómetro deconchas e para a determinação da velocidade instantânea, o anemómetro de tubo de repouso.

ver tudo

Anemômetro de RobinsonO modelo mais preciso é o tipo rotor horizontal de conchas (Anemômetro de Robinson). Um rotor com 3 conchas hemisféricas aciona um mecanismo onde é instalado um sensor eletrônico. A vantagem deste sistema é que ele independe da direção do vento, e por conseguinte de umdispositivo de alinhamento.

Anemômetro sônicoO anemômetro sônico , através de ondas sonoras, realiza medidas a alta frequência (várias medições por segundo) das três componentes da velocidade do vento (duas horizontais e uma vertical).

EXPLOSÍMETROO químico inglês Sir. Humphry Davy (1778-1829) desenvolveu em 1815 o primeiro explosímetro para utilização em minas subterrâneas para detecção deexplosividade de metano e conseqüente proteção dos mineiros. Denominou esse aparelho de “Lâmpada de Davy” e por isso recebeu medalhas Rumford de prata e de ouro da Real Sociedade.
Esse dispositivo era composto de um cilindro blindado, com reservatório de querosene ou carbureto para produção de acetileno, um pavio e alça para transporte. Havia uma tela metálica que permitia que o ar ambientepenetrasse na câmara onde estava o pavio.
Ao penetrar na mina, o mineiro acendia o pavio ou o jato de acetileno. Se houvesse emanação de metano, esse penetrava na câmara da lâmpada e se a concentração atingisse o L.I.E., o pavio aceso detonava essa massa de metano, apagando-se. Era o sinal de que a concentração ambiente de metano já se tornava perigosa, o que determinava a saída das pessoas do local, eo seu retorno só se dava quando era feita uma ventilação do local.
Os explosímetros modernos Embora a “Lâmpada de Davy” ainda seja encontrada, numa versão mais moderna, os melhores explosímetros são os eletrônicos, portáteis ou fixos, que avisam do risco de explosividade muito antes que ele ocorra.
Lembre-se: qualquer detector de gases portátil somente serve para determinar a concentraçãonaquele momento, podendo ficar ligado durante o tempo em que o trabalhador permanece na área, soando alarmes quando as concentrações ultrapassarem valores previamente determinados. Como são geralmente alimentados por baterias, suas ações protetoras têm duração limitada a um máximo de 6 horas.
Os fixos, ao contrário, têm sensores espalhados nas áreas, são alimentados por energia de rede, contínua,24 horas por dia, e acionam alarmes externos sempre que haja uma situação de risco.
Composição de um sistema fixo Um explosímetro portátil, como vimos, tem em sua caixa compacta, sensor, unidade de processamento do sinal e alarmes, e unidade de energia num mesmo módulo.
Os fixos, no entanto, são compostos de:
Unidade sensora: também chamada de cabeça sensora ou cabeça de medição, ou...
tracking img