Tudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os sofistas
@and_cordeiro

O termo grego sofista significa ‘’mestre da sabedoria’’ designar homem hábil ou sábio. Os sofistas viveram no período clássico da história da Grécia Antiga. Esseperíodo é caracterizado pelo auge da cultura grega, o desenvolvimento da polis grega, pela consolidação da democracia grega e por Atenas ter se tornado o principal centro político, econômico, artístico efilosófico do mundo helênico. A partir de Platão (429-347 a.C) e Aristóteles (384-322 a.C)
Os sofistas foram sábios que atuaram como professores ambulantes da filosofia, ensinando, estipulando um certopreço, a arte da política, garantindo o sucesso dos jovens na vida política. Eles ensinavam a arte da retórica. Entre os sofistas, destacam-se Protágoras, Híppias, Górgias, Isócrates; e nesse mesmoperíodo também viveram Sócrates, Platão e Aristóteles.
A metodologia mais usada pelos sofistas é a Antiologia. Acreditavam ser possível defender dois argumentos contraditórios e incentivam os seusalunos a defenderem os mais fraco.
Os escritos dos sofistas se perderam ao longo do tempo, os conhecemos a partir de comentários de Platão, que nos deixava uma visão estereotipada deles comocharlatões, pois convencem os ignorantes de um conhecimento que na verdade eles não tinham. Para Platão, os sofistas não eram filósofos.

Podemos estabelecer algumas oposições entre Sócrates e os sofistas:*O sofista cobra para ensinar, Sócrates não;
* O sofista ‘’sabe tudo’’, Sócrates diz que nada sabe:
* O sofista faz retórica, Sócrates faz dialética;
* O sofista refuta para ganhar a disputaverbal, Sócrates refuta para purificar a alma de sua ignorância.

Apesar disso tudo, eles (os sofistas) deixaram importantes contribuições à filosofia. Foram os primeiros a usar uma distinção entre physis(ordem natural) e os nomos (ordem humana). Afirmavam não existir uma verdade absoluta, diziam que o que existia eram opiniões. Protágoras ‘’ O homem é a medida de todas as coisas. ’’ Dizendo que...
tracking img