Tudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
4. Explique a revolução industrial.
Esses princípios nortearam a evolução das sociedades através dos séculos, do período medieval ao mercantilista, tendo o seu grande despertar no principio do século XVI, com as grandes descobertas através da navegação e das invenções, iniciando-se assim o que podemos chamar de primórdios da Revolução Industrial. Nessa época situam-se os sistemas de produçãoindustrial, que, corno as civilizações, passou pôr diversas fases. No início predominou o sistema familiar, que em algumas sociedades persistem até hoje. O crescimento do comércio também necessitava de racionalização nos métodos de registro (anotações/ contabilização). Luca Pacioli, em 1494, escreveu Summa de aritmética, geométrica, proporcionai et proportionalista. Foi o primeiro sistema de partidasdobradas decorrente da necessidade de os mercadores saberem suas posições de créditos e débitos, fornecerem posição de caixa e inventário.

1- Diferença entre:
Eficácia: fazer as coisas certas
a) Ganhar o jogo de futebol
Eficiência: fazer as coisas certas da melhor maneira possível
a) Jogar o futebol com arte
Cláudio vendeu sua quota de produtos. Eliza também, mas gastou 30% degasolina a menos. Neste caso, se a meta era vender a quota, ambos foram eficazes, mas Eliza foi mais eficiente.
Se toda a sua equipe entregou o relatório na data prevista, ok, foram eficazes. Mas se você conseguiu fazê-lo e ainda sobrou tempo para realizar a próxima tarefa, ou mesmo para aproveitar o resto do dia e ir ao cinema, então você foi eficiente.
2 - Administração científica (FREDERICKTAYLOR) EUA
Administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
O trabalhador desempenha a tarefa mais compatível com as suas aptidões e então treinados para queexecutem da melhor forma possível em menos tempo.
Taylor, também, defende que a remuneração do trabalhador deveria ser feita com base na produção alcançada, pois desta forma, ele teria um incentivo para produzir mais (porque o ser humano é naturalmente preguiçoso) se o salario estiver ganho vai produzir o menos possível.
As principais críticas a administração científica administração científica deTaylor são:
• Para os críticos a administração científica transformou o homem em uma máquina. O operário é tratado como apenas uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas. (era proposital as pessoas serem alienadas para não procurar seus direitos). Existia falta de legislação trabalhista, proibição de movimentos sindicais, exploração de operários em prol dosinteresses dos patrões.
• A padronização do trabalho seria mais uma intensificação deste do que uma forma de racionalizar (tornar mais eficaz e menos dispendioso um processo de produção) o trabalho;
• A superespecialização do operário facilita o treinamento e a supervisão do trabalho, porém, isso reduz sua satisfação e ele adquire apenas uma visão limitada do processo; (repete sempre a mesma coisa).• A administração científica não leva em conta o lado social e humano do trabalhador. A análise de seu desempenho, incentivos morais, só leva em conta as tarefas executadas na linha de produção; conhecimento que adquirimos com o passar do nosso dia.
• A administração científica propõe uma abordagem científica para a administração, no entanto, ela mesma carece de comprovação científica e tevesua formulação baseada no conhecimento empírico;
• A administração científica se restringe apenas aos aspectos formais da organização não abrangendo, por exemplo, o conflito que pode haver entre objetivos individuais e organizacionais;
• A administração científica trata da organização como um sistema fechado sem considerar as influências externas. Não se preocupa com que esta acontecendo fora o...
tracking img