Tudo sobre a dengue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da Familia Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. A dbgue éconhecida no Brasil desde o tempo de Colônia, e o mosquito tem origem africana. O pirmeiro caso foi registrado em Recife no ano de 1685.
Transmissão:
A dengue é transmitida pela picada da fêmeado mosquito Aedes aegypti infectados com o vírus transmissor da doença. A transmissão nos mosquitos ocorre quando ele suga o sangue de uma pessoa já infectada com o vírus da dengue. Após um período deincubação, que inicia logo depois do contato do pernilongo com o vírus e dura entre 8 e 12 dias, o mosquito está apto a transmitir a doença. Nos seres humanos, o vírus permanece em incubação durante um períodoque pode durar de 3 a 15 dias. Só após esta etapa, é que os sintomas da dengue podem ser percebidos.
É importante destacar que não há transmissão através do contato direto de um doente ou de suassecreções com uma pessoa sadia. O vírus também não é transmitido através da água ou alimento.



Diagnóstico:
O diagnóstico da dengue é realizado com base na história clínica do doente, exames desangue, que indicam a gravidade da doença, e exames específicos para isolamento do vírus em culturas ou anticorpos específicos. Para comprovar a infecção com o vírus da dengue, é necessário fazer asorologia, que é um exame que detecta a presença de anticorpos contra o vírus do dengue. A doença é detectada a partir do quarto dia de infecção.
Tratamento:
O tratamento da dengue requer bastanterepouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá. No tratamento, também são usados medicamentos anti-térmicos que devem recomendados por um médico. É importante destacar que apessoa com dengue NÃO pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin. Como eles têm um efeito...
tracking img