Tudo sobre a caatinga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução Localização
A Caatinga é uma bioma brasileiro do sertão nordestino. Compreende parcialmente todos os estados do nordeste (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande doNorte, Ceará, Piauí e Maranhão) e uma pequena parte do norte de Minas Gerais

As principais características da caatinga são:
- forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas; -presença de cactos e bromélias; - os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação); - as folhas deste tipode vegetação são de tamanho pequeno.

Domínio da Caatinga
Caa=Mata + tinga=branca = floresta branca

Relevo e chuvas

da Caatinga - Depressão

O planalto é uma grande barreira para asnuvens carregadas de umidade que vêm do oceano Atlântico em direção ao interior. Quando essas nuvens encontram este "paredão", elas se condensam, provocando chuvas nas regiões mais baixas do lado orientaldo planalto, ou seja, o lado voltado para o oceano. As nuvens não conseguem ultrapassar o planalto da Borborema. Isto dificulta a ocorrência de chuvas do lado ocidental, que é marcado pela seca. Estelado seco é o que faz parte do bioma caatinga.

Uma formação característica do relevo do nordeste é o inselberg, com a presença de morros residuais que se formaram pela erosão eólica. O relevo dacaatinga foi muito desgastado durante os anos pelos seus habitantes, contém formação se grandes planícies e cumes.

Vegetação
A paisagem arbustiva típica do Sertão Nordestino, que dá o nome a essedomínio geoecológico, é a Caatinga. Possui grande heterogeneidade quanto ao seu aspecto e composição vegetal. Em algumas áreas, forma-se uma mata rala ou aberta, com muitos arbustos e pequenas árvores,tais como juazeiro, a aroeira, baraúna, etc. Em outras áreas o solo apresentase quase que descoberto, proliferando os vegetais xerófilos, como as cactáceas (mandacaru, facheiro, xique-xique, coroa...
tracking img