Tudo sobre pvc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UFF- Universidade Federal Fluminense
Escola de Engenharia
Engenharia dos Materiais II
Professor: José Luiz Martins
Alunos: Filipe Abreu Ferreira
Frederico Xavier Ramos
Maurício Falcão Teti Filho

Trabalho 1:PVC

Niterói – RJ
2011

ÍNDICE

1)Introdução............................................................................................... 32)Cloreto de Vinila - PVC......................................................................... 9
3)Propriedades do PVC........................................................................... 20
4)Comparação com outros Polímeros.................................................... 21
5)Soldagem do PVC................................................................................. 226)Fornecedores......................................................................................... 22
7)Conclusão............................................................................................... 22
8)Bibliografia............................................................................................ 23

1. INTRODUÇÃO.
O plástico está em todo lugar. Enquanto você lêeste artigo, provavelmente muitos itens de plástico estão ao seu alcance (computador, caneta, telefone). Plástico é qualquer material que possa ser moldado em qualquer formato; alguns existem naturalmente, mas a maioria é feita pelo homem.
Os plásticos são feitos a partir do petróleo. O petróleo é uma matéria-prima rica em carbono, e os plásticos são grandes compostos que contêm carbono. Sãograndes moléculas chamadas polímeros, que são compostos formados pela combinação de unidades menores (geralmente repetitivas) unidas por ligações covalentes chamadas monômeros. Os químicos combinam vários tipos de monômeros de maneiras diferentes para fazer uma variedade quase infinita de plásticos com propriedades químicas diferentes. A maioria dos plásticos é quimicamente inerte e incapaz desofrer reações químicas com outras substâncias. Você pode armazenar álcool, sabão, água, ácido ou gasolina em um recipiente plástico sem dissolvê-lo. O plástico pode ser moldado em uma variedade quase infinita de formatos; portanto, você o encontra em brinquedos, xícaras, garrafas, utensílios, fios, carros, e até no chiclete. Os plásticos revolucionaram o mundo.
Como não reage quimicamente coma maioria das outras substâncias, o plástico não se desintegra. Portanto, o ato de jogar plástico fora representa um problema ambiental difícil e importante. O plástico permanece no ambiente por séculos, então a reciclagem é o melhor método. Porém, estão sendo desenvolvidas novas tecnologias para fabricar plástico a partir de substâncias biológicas, como óleo de milho. Esses tipos de plásticosseriam biodegradáveis e melhores para o meio-ambiente.
Neste artigo, examinaremos a química do plástico, como ele é feito, utilizado, jogado fora e reciclado. Também veremos alguns plásticos biológicos novos e sua função no futuro do plástico.
1. História.
Tudo começou por volta de 1860 quando o inglês Alexandre Pakers iniciou seus estudos com o nitrato de celulosa, um tipo de resinaque ganhou o nome de "Parkesina". O material era utilizado em estado sólido e tinha como características principais flexibilidade, resistência a água, cor opaca e fácil pintura.
Em 1862, ocasião da Exposição Internacional de Londres, Pakers apresentou as primeiras amostras do que podemos considerar o antecessor da matéria-plástica, ponto central de uma grande família de polímeros que nosdias de hoje contém centenas de componentes.
No mesmo ano, o tipógrafo americano John Wesle Hyatt (1837 - 1920) soube de um concurso em Albany, no estado de Nova York (EUA), lançado pela empresa Phelan and Collander, que produzia bolas de bilhar. Quem fosse capaz de desenvolver um material que pudesse substituir o marfim, que estava ficando raro na fabricação das bolas de bilhar, ganharia...
tracking img