Tudo sobre panquecas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[Nome de Livro] - ok


[Folha de rosto] – ok

[TCC _ informativo] - ok




[Agradecimentos] - ok





[Índice]





[Introdução] - ok





[Curiosidades] - ok



[Teoria] – ok





[Receituário] – ok


[Glossário] – ok




[Bibliografia]
























Panquecas!

Das Simples às SofisticadasFelippe Soggia Soares


































Panquecas!

Das Simples às Sofisticadas









Felippe Soggia Soares
RA: 541152 / 2

Curso de Tecnologia em Gastronomia
Unidas – FMU

1º semestre de 2011




















Este é um Trabalho acadêmico de Conclusão de Curso,
sem fins financeiros.



AGRADECIMENTOSAgradeço, primeiramente, à Bianca, por me apoiar sempre. Em todas as ocasiões sem questionar o quê ou porquê, sem medir esforços para me ajudar a atingir os meus inúmeros objetivos. Por ser tão companheira e grande incentivadora de tudo a que me proponho a fazer.





Agradeço a minha mãe, Elisabete, por me ajudar até nas horas de tanta bagunça, mostrando sempre porque é amelhor mãe do mundo. E dando exemplos que verdadeiros vencedores são forjados conforme a situação pede.



Agradeço às minhas irmãs, Camilla e Carolline, que além de incentivarem, mostram que o importante da vida é preservar a família e que os melhores momentos são quando estamos unidos.





Agradeço aos grandes amigos Denis e Rodrigo Augusto, por tantas horas de discussão,desentendimentos, risadas, e muita, mas muita alegria. Tenho a certeza que formamos, talvez, o trio mais inesquecível que esta faculdade já presenciou. E com certeza, nos lembraremos destes momentos o resto de nossas vidas.





Agradeço ao Chef Jonas Leite, por ser mais que um professor dentro desta faculdade, mas, principalmente, por ser um professor fora dela também.





Agradeço à Chef DoraUchôa, por mostrar que as coisas belas da vida, são as coisas mais simples. E que, com determinação, o ser humano chega onde deseja.





Agradeço à Chef Patrícia, por me orientar com bastante paciência e não negar em nenhum momento qualquer tipo de informação.





E por final, agradeço à Tati, que não mediu esforços para que eu pudesse concluir este TCC. Pois são nestas horas que grandesamigos se apresentam.






INTRODUÇÃO





Hoje, após dois anos de Curso de Tecnologia em Gastronomia, posso afirmar, sem dúvida, que a maior lição que aprendi, foi que a beleza das coisas está na simplicidade. E na Gastronomia não é diferente. As melhores preparações, as mais saborosas, as que dão água na boca, são simples de fazer. Bastando um pouco de atenção, dedicação e muitocarinho.


Por isso, escolhi o tema Panquecas!


Nas próximas páginas deste livro, você perceberá o universo mágico das panquecas, os muitos tipos, as inúmeras variações, a diversidade de recheio e as infinitas combinações possíveis e imagináveis.


Meu objetivo é que cada um use a criatividade, dando aqui apenas orientações básicas.


Mãos a obra e divirta-se!






Origem dasPanquecas





Apesar da origem antiga, reivindicada por diferentes países, as panquecas estão sempre em alta graças à capacidade de se renovar, incorporando novos ingredientes.

Exatamente por isso, conseguem o prodígio de surpreender, mesmo depois de tantos séculos em cartaz. Sua origem é controversa, porém, seja qual for a versão que tomemos como verdadeira, não há dúvida: a receita éantiquíssima.

Originalmente, eram assadas em pedra quente, e mais tarde passaram a ser preparadas em chapa redonda de ferro sobre o fogo. Há indícios de que suas raízes estejam no pão indiano chapati e nas panquecas chinesas. Mas os primeiros registros de panquecas foram feitos no século I, pelo gastrônomo romano Apicius, autor do receituário De re coquinaria. Ali se descobre que já naquele...
tracking img