Tudo sobre oee

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O E E

O QUE É OEE?
OEE é uma forma de monitorizar e melhorar a eficiência dos seus processos de manufatura, é o chamado " best practices "( melhores práticas), o conjunto de ações que definema melhor forma de gerenciar uma fábrica. OEE é simples e prático, divide as mais comuns e importantes fontes de perdas da produtividade industrial em três categorias primárias, oferecendo assim umexcelente marcador para visualizar a situação da planta e onde aplicar as melhorias.

ÍNDICES DO OEE
O analise de OEE começa com o chamado TEMPO TOTAL OPERACIONAL, que é o lapso de tempo em que afábrica está disponível para produzir.

TEMPO TOTAL OPERACIONAL
Do tempo total operacional, subtraímos o lapso de tempo denominado TEMPO DE PARADAS PLANEJADAS que inclui todos os eventos em que afábrica não produz mas também não gera perdas, como manutenção preventiva, horário de refeições, reuniões sindicais ou períodos em que não tem nada a produzir. O tempo restante é o TEMPO DE PRODUÇÂOPLANEJADA.

TEMPO DE PRODUÇÃO PLANEJADA ( PARADAS PLANEJADAS )
O cálculo de OEE se inicia no tempo de produção planejada e visa indicar as perdas por máquina (disponibilidade), operador(performance) e materiais (qualidade).
DISPONIBILIDADE : as perdas por disponibilidade estão formadas por todos os eventos que param a linha de produção, como quebra de máquinas, falta de materiais, setup,etc. É o chamado " downtime ". O tempo restante é o TEMPO OPERACIONAL.

TEMPO OPERACIONAL ( PERDAS POR DISPONIBILIDADE )
PERFORMACE : a performance é o indicador de velocidade da linha de produçãoe engloba as perdas que impedem que a linha opere com a máxima capacidade de produção, como ineficiência do operador, falta de treinamento e também fatores como desgaste do equipamento e materiaisfora de especificação. Subtraindo as perdas por performance obtém-se o TEMPO OPERACIONAL EFETIVO.

TEMPO OPERACIONAL EFETIVO ( PERDAS POR PERFORMACE )
QUALIDADE: as perdas por qualidade...
tracking img