Tudo sobre jean piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1091 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Jean Piaget

Jean Piaget (1896 – 1980) foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século XX , a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia.
Não existe, entretanto, um método Piaget, como ele próprio gostava de frisar. Ele nunca atuou como pedagogo. Antes de mais nada, Piaget foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação cientifica rigorosa o processode aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança.
Do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade fisica, movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética – isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde onascimento até o inicio da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.
A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico – matematico, que é fundamental na escola mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança.
As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma, demonstraram que a transmissão deconhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver. Por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos.
Isso porque, para o cientista suíço, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz – um mecanismo que outrospensadores antes dele já haviam intuído, mas que ele submeteu à comprovação na prática. Vem de Piaget a idéia de que o aprendizado é construido pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista.
Educar, para Piaget, é “provocar a atividade” – isto é, estimular a procura do conhecimento.
“O professor não deve pensar no que a criança é , mas no que ela pode se tornar!”

SujeitoEpistêmico
Elaborador: Jean Piaget (1896-1980)

Também chamado de sujeito cognoscente ou do conhecimento, o conceito diz respeito às estruturas mentais comuns a todos os seres humanos, que conferem a possibilidade de aprender fazendo relações entre diferentes informações (classificação, comparação, dedução etc.). Tais estruturas se desenvolvem do inicio ao fim da vida por meio da ação dosindivíduos sobre o meio, num processo de interação com o objeto de conhecimento e com as outras pessoas, o que possibilita a construção de niveis de saber cada vez mais complexos.

Comentário
Para chegar ao conceito do sujeitoepistêmico, Piaget investigou caracteristicas comuns a todas as pessoas no processo do desenvolvimento da inteligencia. De acordo com ele, “o que há de comum em todos os sujeitos “é a maneira como elas estruturam e organizam as coisas que conhecem: a capacidade de relacionar, classificar, abstrair, separar e agrupar, entre outras, que o autor chama de “coordenações de sistemas de ação”. O sujeito individual, por outro lado, é único: vive em epoca e cultura especificas, que influenciam suas crenças e opiniões.

[pic]

PENSADOR PLURAL  Piaget (em foto no seu escritório,no ano de 1976) incluiu saberes de várias áreas em sua obra

Mesmo sem ser pedagogo, o cientista suíço Jean Piaget (1896-1980) foi um dos pensadores mais influentes da Educação. Sua atualidade e repercussão na sala de aula devem-se, principalmente, ao incessante trabalho em compreender como se desenvolve a inteligência humana. Entre estudos e pesquisas, que renderam mais de 20 mil páginas, umconceito perpassa toda a sua obra: a ideia do sujeito epistêmico. Segundo Piaget, esse "sujeito" expressa aspectos presentes em todas as pessoas. Suas características conferem a todos nós a possibilidade de construir conhecimento, desde o aprendizado das primeiras letras na alfabetização até a estruturação das mais sofisticadas teorias científicas. 

Que características tão especiais são essas?...
tracking img