Tudo sobre engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




















A Engenharia Civil
Trabalho apresentado a disciplina de Praticas Investigativas





















Salvador, Abril de 2012


























Apresentação:

O presente trabalho foi solicitado a nós, alunos da disciplina Praticas Investigativas, pela Docente Maria Silvana, no intuído depodermos aprendermos mais a respeito da Engenharia Civil .

Esperamos que qualquer pessoa que venha a ter acesso ao mesmo, possa encontrar aqui, uma fonte de conhecimento e aprendizado, da mesma forma que nós enriquecemos o saber ao confeccioná-lo.
































A Engenharia Civil
Os termos Construção civil e Engenharia civil são originados de umaépoca em que só existiam apenas duas classificações para a Engenharia sendo elas Civil e Militar. A Engenharia militar era destinada apenas aos militares e a Engenharia civil destinada aos demais cidadãos. Com o tempo, a Engenharia civil, que englobava todas as áreas, foi se dividindo, e hoje conhecemos várias divisões, como a elétrica, mecânica, química, entre outras.
Engenharia civil é o ramoda engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, oprofissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças detemperatura na resistência dos materiais. Ele também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.

Atividades Desenvolvidas
As atividades do engenheiro Civil foi regulamentada pela primeira em 1933 ainda no governo Vargas a lei dizia o seguinte.
O primeiro Decreto foi  o Decreto 23.569 de 11 de Dezembro de 1933, que Regula o exercíciodas profissões de engenheiro, de arquiteto e de aqrimensor, sendo substituído em 1946 pelo decreto-lei 8.620, onde pode-se lê
CAPÍTULO IV
 Decreto-Lei nº 8.620, de 1946
DAS ESPECIALIZAÇÕES PROFISSIONAIS  Art. 28. São da competência do engenheiro civil : 
a) trabalhos topográficos e geodésicos; 
b) o estudo, projeto, direção, fiscalização e construção de edifícios, com todas as suas obrascomplementares; 
c) o estudo, projeto, direção, fiscalização e construção das estradas de rodagem e de ferro : 
d) o estudo, projeto, direção, fiscalização o construção das obras de captação e abastecimento de água; 
e) o estudo, projeto, direção, fiscalização e construção de obras de drenagem e irrigação; 
f) o estudo, projeto, direção, fiscalização e construção das obras destinadas aoaproveitamento de energia e dos trabalhos relativos às máquinas e fábricas; 
g) o estudo, projeto, direção, fiscalização e construção das obras relativas a portos, rios e canais e dos concernentes aos aeroportos; 
h) o estudo, projeto, direção, fiscalização e construção das obras peculiares ao saneamento urbano e rural; 
i) projeto, direção e fiscalização dos serviços de urbanismo; 
j) a engenharialegal, nos assuntos correlacionados com a especificação das alíneas a a i; 
l) perícias e arbitramentos referentes à matéria das alíneas anteriores.  Art. 29. Os engenheiros civis diplomados segundo a lei vigente deverão ter : 
a) aprovação na cadeira de "Portos de mar, rios e canais", para exercerem as funções de Engenheiro de Portos, Rios e Canais; 
b) aprovação na cadeira de "Saneamento e...
tracking img